Mulheres atendidas e acompanhadas pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Casa Rosa, CAPS AD III, e idosos atendidos acompanhados pelo Centro do Idoso tiveram uma experiência diferente nesta quarta-feira, 31.
A experiência foi no teatro, algo inédito para quase todos os presentes. As mulheres presentes, mais de 100, e os idosos assistiram à peça Cabo de Guerra que com linguagem simples e direta aborda temas como depressão e ansiedade. O espetáculo, apresentado durante o último mês, fez parte da programação do “Janeiro Branco”, mês dedicado a discutir a saúde mental.
“Levamos em torno de 120 mulheres para assistir à peça Cabo de Guerra, já que é um tema muito delicado, mas que precisa ser falado, só assim poderemos ajudar a promover a empatia e a compreensão em relação às pessoas que estão lutando contra depressão e pensamentos suicidas, é uma realidade atual, principalmente após a pandemia”, explica Rila Frezze, diretora de Direitos Humanos da prefeitura de Rio Branco.
A peça foi criada e é interpretada por Daniel Scarcello e as apresentações aconteceram no Teatro de Arena do SESC.
Após a peça foi realizada uma Roda de Conversa, uma das mulheres, atendida pela prefeitura, que estava na plateia, expressou o quanto se viu na peça teatral, chorando disse: “Eu estou muito emocionada, durante muitos anos eu resisti a buscar ajuda, com todos os sintomas de depressão e me negava aceitar, é um processo difícil, mas é possível sair dessa situação”, afirmou.