Os pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Rio Branco (Na verdade localizado no município de Bujari) poderão ficar comprometidos a partir do dia 1º de outubro devido a execução de uma reforma completa na pista de 2.158 metros. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a reportagem do ac24horas.
A proposta da Infraero é que a pista fique interditada do inicio de outubro até o dia 15 de dezembro, totalizando 76 dias de reforma. Segundo a assessoria, a pista ficaria inutilizada das 8h da manhã até à meia-noite. Os pousos e decolagens estariam liberados somente durante a madrugada.
“Esses trabalhos são essenciais para a manutenção da segurança das operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Rio Branco. É importante destacar, todavia, que esse cronograma ainda não foi definido, uma vez que a licitação da obra ainda não foi realizada e o NOTAM (aviso aos navegantes) para interdição da pista ainda não foi emitido”, informou a Infraero.
Questionada se a interdição poderia afetar as empresas aéreas de menor porte que atuam no aeroporto, a Infraero destacou que foi realizada várias reuniões com as diversas empresas que operam em Rio Branco, além de contar com a participação de outros órgãos do setor, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As empresas que tem voos agendados durante o dia já se planejam o remanejamento para a madrugada.
O valor que será gasto na reforma será definido após a publicação do edital da obra, que pode ser realizada via RDC (Regime Diferenciado de Contratações), o que tornaria o orçamento de referência oculto até a homologação da licitação.