Acre vive epidemia de obesidade, diz cirurgião no Médico 24 horas

O médico e apresentador Fabrício Lemos recebeu no programa Médico 24 Horas desta segunda-feira (1°) o cirurgião José Ricarte, que desmistificou as questões envolvendo a cirurgia bariátrica.

De acordo com Ricarte, a bariátrica é recomendada para o tratamento da obesidade naqueles casos em que o paciente tem no mínimo dois anos de tratamento clínico com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Segundo o médico, a demanda tem sido cada vez maior. “Nos últimos anos nós temos notado uma epidemia de obesidade, principalmente após a pandemia da Covid-19. O tratamento é com terapia, com acompanhamento nutricional, cardiológico, endocrinológico, e aí depois de tudo isso nós fazemos uma avaliação para a eletividade da cirurgia”, explicou o médico.

José Ricarte lembrou que além do problema da auto-estima, os obesos tendem a desenvolver com o tempo problemas de hipertensão, diabetes, comprometimento dos rins e gordura no fígado. A cirurgia, no entanto, não fará milagres. “É uma cirurgia, mas não é milagre. Temos expectativa de 10% a 15% de perda de peso nos primeiros 30 dias após a cirurgia, mas é necessário que se pense numa mudança de comportamento do paciente após a operação. Ele, que poderia fazer uma refeição comum antes, vai se deparar com uma alimentação de um copinho de café, em termo de quantidade”, afirmou.

Para saber mais sobre cirurgia bariátrica no Acre, assista ao programa completo:

video
play-sharp-fill

Compartilhar