Rastreio é oferecido em espaço no Via Verde Shopping na semana dedicada a pessoas com TEA

Nesta terça-feira, 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com a ideia de sensibilizar a população a respeito desse transtorno, uma parceria entre o Via Verde Shopping e a Fundação Elias Mansour (FEM), leva ao espaço Cultural da Calma a semana em alusão ao Transtorno do Espectro Autista. A programação vai até o próximo sábado, 6, no shopping, e o encerramento das atividades será no domingo, 7, com a Corrida Azul no estacionamento do estádio Arena da Floresta.

“Há 15 anos, quando eu tive a minha primeira filha, a gente não via essas políticas públicas voltadas para os autistas e para as famílias”, ressaltou Eloilma Lima, mãe de autista e coordenadora do Espaço Cultural da Calma.

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento de alta complexidade diagnóstica. Essa condição de saúde é caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

“A gente conhece as dificuldades que os pais e mães enfrentam no dia a dia para, primeiro ter um diagnóstico conclusivo, ter acessos às terapias multidisciplinares, acesso à educação, saúde e assistência social, coisas que são direitos das pessoas com espectro autista e muitas famílias não têm condições. Agora, quando o poder público oferece isso gratuitamente, você garante que essas pessoas tenham o direito ao seu desenvolvimento normal”, disse o senador Alan Rick (União Brasil), que esteve presente no espaço.

O parlamentar também afirmou ter destinado R$ 14 milhões para a garantia de mais acessos a exames e para que a SESACRE firme parceria com clínicas especializadas em terapias na necessidade de pessoas com TEA.

Durante essa semana, público poderá obter no Espaço Cultural da Calma, o rastreio gratuito, que é um método de rastreamento dos sinais do autismo, sendo crucial para um diagnóstico precoce, viabilizando uma intervenção efetiva que possibilite a melhora no desenvolvimento e na qualidade de vida do indivíduo com autismo.

“A partir desse levantamento a gente dá orientação para família se ela deve ou não procurar um especialista como neuropediatra, neuropsicólogo para fazer uma avaliação detalhada”, disse Luciana Assem, que é psicóloga clínica infantil.

Uma equipe composta por psicopedagogos estarão à frente da programação. Os atendimentos serão de terça a sábado, das 15 às 21 horas. Contudo, amanhã, quinta-feira, os atendimentos serão exclusivamente às mães atípicas, com palestras, e tratamento anti stress.

O espaço, cedido gratuitamente pelo Via Verde Shopping, é gerido pela Fundação Elias Mansour. “Esse espaço é um espaço que é destinado à inclusão, e um dia como esse, o Dia Internacional do Autismo, é um dia que a gente tem que celebrar, comemorar, conscientizar e fazer um processo de educação”, finalizou Minoru Kimpara, presidente da FEM.

Edinho Levi (estagiário) sob supervisão de Leônidas Badaró.

Compartilhar