Cerca de 30 alunos que concluíram os cursos de aderecista, roteirista de animação, áudio e vídeo, na Usina de Artes João Donato, em Rio Branco, denunciaram que o pagamento da Bolsa-auxílio que eles tem direito não foi efetuado durante os três meses de cursos.
O pagamento da bolsa é uma das condições do programa do Governo Federal que foi aderido pelo Governo do Estado com o objetivo de ofertar cursos profissionalizantes para jovens do Ensino Médio. Eles concluem o ensino médio e ao mesmo tempo são capacitados profissionalmente.
Handreta Rodrigues da Silva é uma das alunas que se sentiu prejudicada. Ela conta que existe um desencontro de informações pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), responsável pela qualificação dos alunos e a Usina de Artes.
“Eles ficam jogando a gente do IDM para a Usina de Artes, toda vez encontram uma desculpa diferente. Professores tiraram dinheiro do bolso para ajudar a gente concluir os cursos, já que essa bolsa é para ajudar no transporte e alimentação”, comentou Handreta.
Procurada, a chefe do setor financeiro do IDM, Aline Arantes, confirmou o atraso no pagamento, mas garante que isso aconteceu com uma minoria de alunos. Aline disse que no geral, o problema é de cadastro na Secretaria da Fazenda.
“Cada caso é um caso, a maioria apresentou problemas na abertura de contas ou no cadastro junto a SEFAZ, mas isso já foi resolvido”, acrescentou Aline.
Ainda de acordo o IDM, essa semana serão efetuados os pagamentos das bolsas aos alunos que ainda não receberam.