A jovem acreana Samara Braga Cordies (20) foi selecionada para uma bolsa de estudos na renomada escola de artes norte-americana Bachelor of Fine Arts (BFA), e foi convidada para compor com desenhos o trabalho do escritor estadunidense David Hilary Brown no The New York Times.
David H. Brown foi a Cuba há mais de 20 anos para desenvolver uma pesquisa e encontrou Romero Cordies, então futuro pai de Samara, para ajudá-lo na coleta dos dados. A partir daí, os dois se aproximaram e se consideram irmãos.
Décadas se passaram e o escritor norte-americano acabou tomando conhecimento do alto nível artístico da filha de Romero, que é médico e mora em Rio Branco, onde Samara nasceu, indicando-a a uma entrevista para concorrer a uma bolsa de estudos na BFA. “Eu fico muito feliz com isso porque é uma grande oportunidade. Muita gente gostaria de entrar, mas o processo é complicado. Participei de uma entrevista de uma hora, onde pude me apresentar, falar de onde venho e quais são os meus interesses e fui aprovada”, explica Samara Cordies.
Romero Cordies disse que, após perceber o talento da filha aos 4 anos, ele e a esposa optaram por incentivá-la a conhecer o mundo artístico. “Eu sou médico, a mãe dela é pedagoga. Assim que percebemos que ela era boa e se realizava com as artes, a incentivamos a fazer aquilo que a deixasse feliz. Nesta casa, sempre prezamos pelo seguimento da vocação, embora ela tenha facilidades em outras áreas como esportes e ciência médica”, explica.
Já para Samara, enquanto a maioria das crianças se prendia ao roteiro dos desenhos, outros elementos é que chamavam a atenção da menina: “Eu ficava pensando nos traços, na animação, pensava na dedicação dos artistas para desenvolver aquilo. Cresci com isso na cabeça”.
Além da bolsa de estudos, a acreana acabou sendo convidada por David Brown que, além de autor de livros, também escreve para o jornal The New York Times, para fazer as charges de seus textos nas publicações.
A viagem de Samara aos EUA deve acontecer em 2025. Até lá, a jovem decide se faz o curso em Nova York ou Nova Jersey, onde são ministradas as aulas.
Venda de animações pelas redes sociais
Samara Cordies diz que faz a venda de desenhos e animações pelos perfis em redes sociais (instagram.com/mean.ookami) ao custo médio de $ 8.
Veja alguns modelos:
https://www.instagram.com/p/CqHMCfLsZ_s/
https://www.instagram.com/p/C0KM3IaJwUu/
https://www.instagram.com/p/Ck5IUJuuLnD/