Peça teatral contará história do Mestre Gabriel da União do Vegetal

Neste final de semana, em Cruzeiro do Sul, o Grupo Arvoredo de Teatro apresenta no Teatro dos Náuas, o espetáculo “Em busca do Tesouro”. Ligado ao projeto de extensão Grute, da Universidade Federal do Acre, e financiada pela Fundação de Cultura Elias Mansour, a peça será encenada no sábado (13) e domingo (14), às 19 horas.

O espetáculo é resultado de uma pesquisa sobre o povoamento da Amazônia, com foco na migração de nordestinos para os seringais, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 50 mil homens vieram para trabalhar na extração do látex . Narra a trajetória de José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal (UDV).

Nascido em Coração de Maria, Bahia, em 10 de fevereiro de 1922, Mestre Gabriel veio para a Amazônia como “Soldado da Borracha” e empreendeu uma jornada até os seringais na divisa entre o Acre e a Bolívia, em busca de um tesouro perdido no coração da selva.

As apresentações, abertas para todas as idades, serão seguidas por sessões de debate. Além disso, será oferecida a oficina “Conhecer e fazer teatro”, destinada à formação de espectadores, para jovens de 12 a 18 anos.

A oficina ‘Conhecer e fazer teatro’ é um espaço dedicado ao processo de iniciação teatral e formação de espectadores, voltado para jovens e adultos. Através de uma metodologia que combina jogos teatrais, improvisação e elementos do espetáculo “Em Busca do Tesouro”, os participantes são convidados a explorar e desenvolver o universo teatral.

“A peça é uma oportunidade única de formação de artistas e espectadores e propicia um espaço para a reflexão sobre a formação do estado do Acre”, afirma Leonel Carneiro, diretor do espetáculo.

FICHA TÉCNICA:

Direção e iluminação: Leonel Carneiro

Atuação: Adriano Souza, Ana Condé, Catarina Gonçalves, Deusa Maria, Hanna Araujo, Leonel Carneiro, Renata Leão, Rylary Targino, Rafael Woss, Thais Regina, Thais Schwalbe, Thales Vasconcelos e Thalissa Thaysla

Músicos: Edson Carneiro e Elis Craveiro

Assistente de direção: Deusa Maria

Dramaturgia: Leonel Carneiro e Thales Vasconcelos

Direção musical e arranjos: Edson Carneiro e Adson Barbosa

Cenários e figurino: Hanna Araujo

Cordelista e cenotécnico: Adriano Souza

Preparadora corporal: Amanda Graciele

Preparação vocal: Leonel Carneiro e Thais Schwalbe

Provocador cênico: Carlos Gontijo

Adereços: Hanna Araujo

Assessora de imprensa: Jackie Pinheiro

Fotografia: Marcelo Dagnoni

Bilheteria: Sofia Carneiro

Coro: Catarina Gonçalves e Deusa Maria

Produção: Stephanie Matos

Realização: CEBUDV Núcleo Jardim Real

Apoio: Ufac

Financiamento: EDITAL FUNCULTURA 02/2023 – Fundação de Cultura Elias Mansour – FEM