Boa gestão e habilidade política nem sempre andam juntas!

Eleitores em fila de votação - Foto: arquivo/ac24horas

Em uma ocasião, durante um encontro estratégico de campanha eleitoral nos melhores anos da FPA, o professor José Fernandes do Rego observou que “um excelente gestor pode perder uma eleição enquanto um péssimo pode vencer”. Isso se deve ao fato de que a lógica administrativa e a lógica de uma campanha eleitoral são fundamentalmente diferentes.

Existem gestores, por exemplo, que embelezam a cidade e utilizam as redes sociais para transmitir a impressão de que estão trabalhando diligentemente. Eles proferem discursos emocionais, mas quando chega o momento de mostrar resultados, nada aparece porque na realidade nada foi realizado. Contudo, durante uma campanha, estes gestores abusam do poder, corrompem os eleitores, convertendo-se em personagens corruptos e corruptores.

Por outro lado, existem gestores eficientes, que realmente trabalham pelo bem-estar da população, mas falham em comunicar suas ações e resultados de forma eficaz. Eles podem não ter o dom da oratória ou a astúcia para manipular a opinião pública, o que pode resultar em derrota eleitoral. Assim, a gestão eficiente e a habilidade política nem sempre andam juntas, por isso existem marqueteiros e assessorias políticas.

. No programa Gazeta Entrevista, o senador Márcio Bittar afirmou que o senador Alan Rick é o candidato indicado pela coligação que apoia a reeleição do prefeito Tião Bocalom.

. Essa coligação é composta pelo PL, PROGRESSISTA, União Brasil e possivelmente o partido Republicanos.

. A declaração gerou bastante repercussão nas redes sociais.

. Madson Cameli, marido da vice-governadora Mailza Assis, deixa claro que ela tem intenções de concorrer ao governo em 2026.

. “Ela será governadora e aceitaria de bom grado o apoio do senador Alan”.

. Em se tratando de política, não se pode duvidar de que os dois, que são evangélicos, estejam juntos no mesmo palanque (ou não, sem problema algum).

. A deputada federal Socorro Neri (PROGRESSISTA) nunca deu uma declaração de que deseja concorrer ao Senado ou ao governo.

. Se as pessoas falam, comentam é porque gostam de suas posições e opiniões públicas que são muito transparentes, inclusive, nos discursos e votações na Câmara Federal.

. E, apesar de tentativa de lideranças do PP em querer fritá-la na banha quente, sua parceria e amizade com o governador Gladson Cameli parece inabalável.

. A princípio e, até onde se sabe, ela é candidata à reeleição.

. O vice de Marcus Alexandre deve ser mais ao Centro; não é o momento para o PT, PC do B e PSB indicarem o vice.

. Se a esquerda estivesse bem das pernas, o Marcus Alexandre teria permanecido no PT.

. “Mulher de preferência”!

. É isso aí, Macunaíma! Deu uma dentro!

. Se bem que, o que parece pesar nesta eleição, são as pessoas como sempre;

. O Marcus Alexandre é a locomotiva;

. O prefeito Bocalom, também!

. Bom dia e boa semana!

Compartilhar