O Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) confirmou nesta Segunda (29), adesão à greve geral dos bancários, que terá início nesta Terça-Feira (30).
O movimento acontecerá em todo o país e têm como principal objetivo o reajuste salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25. Além do fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para trabalhadores afastados por motivo de saúde.
A contra-proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de reajuste de 7% para 7,35% para os salários e de 7,5% para 8% para os pisos, que foi rejeitada pela classe.
O Diretor de Comunicação do SEEB-AC, Manoel Façanha, informou que de 60 à 70% dos bancários irão às ruas reivindicar seus direitos e afirmou que o movimento será realizado respeitando a Lei de Greve.
Façanha esclareceu ainda que as agências estarão fechadas, mas que os serviços essenciais serão realizados. “Os caixas eletrônicos estarão abastecidos e através deles os clientes poderão realizar saques, pagamentos e transferências”.