O eleitor ir com bandeiras às ruas, vestir a camisa do seu candidato, se manifestar no dia da eleição é da democracia. Nos EUA, exemplo democrático, a campanha se estende até o fim da votação. A nossa justiça eleitoral, com suas regras, engessa a democracia. Só falta voltar a Lei Falcão, com apenas as fotos e nomes dos candidatos na tela. Não tolham a alegria do povo!.
O perigo mora ao lado
O perigo para a democracia não é o eleitor que vai às ruas balançar bandeiras, mas quem, na surdina, compra votos e coloca campanha milionárias nas ruas, isso sim, que merece combate.
Milagre da meia-noite
Depois de reunião com o candidato a deputado federal Léo Brito (PT), o candidato a deputado estadual, Zemar (PSDC), cooptou as principais lideranças da candidata Leila Galvão (PT).
“Teria 70 mil votos”
O candidato a deputado federal, Idésio Frank (PT), que passou a informação, disparou a ironia: “se tivesse o esquema milionário do Léo Brito, eu teria 70 mil votos para a Câmara Federal”.
Situação difícil
As pesquisas mostram que o candidato ao governo, Márcio Bittar (PSDB), tende a sair pequeno desta eleição, virando apenas ex-deputado federal. E “ex” na política e nada é a mesma coisa.
Golpe na vaidade
Isso acontecendo será um golpe na vaidade e no currículo do Márcio Bittar (PSDB), com sua quarta derrota para cargos majoritários: perdeu para governador, senador e prefeito.
Franco atirador
Já o Tião Bocalon (DEM), se a votação confirmar sua derrota nas pesquisas ele volta para a sua Acrelândia e vai ser professor de matemática, afinal, não teve nenhum medalhão lhe apoiando.
Na próxima copa
E Tião Bocalon voltará na próxima Copa do Mundo prometendo tornar o Acre numa Suecia.
Bem próximo
Tião Viana chega no dia da votação com chance real de ganhar a eleição para o governo no primeiro turno. O que pode garantir isso são os pequenos municípios, não pesquisados no IBOPE.
Grande trunfo
O grande trunfo que levou Tião Viana a fechar sua campanha como amplo favorito nas pesquisas, não foi só o conjunto de sua obra, mas o desastre que foi a oposição na campanha.
Eterno blá-bl-a-blá
Os candidatos ao governo pela oposição passaram a campanha com o blá-blá-blá que nada no Acre presta e que seriam os Messias para transformar o Estado no Jardim de éden.
Apelo emocional fútil
É um argumento delirante, tosco, o do vice de Tião Bocalon (DEM), Henrique Afonso (PV), para tentar conseguir votos, dizer que se Tião Bocalon ganhar, ele vai morar em Cruzeiro do Sul.
Serão poupados
E até porque as pesquisas estão indicando que o Henrique Afonso vai morar em Manacapuru.
Eleição garantida
Só se ocorrer alguma catástrofe política, sem isso o ex-prefeito Raimundo Angelim (PT), deverá ser o grande puxador de votos da FPA, principalmente, no chamado “voto consciente”.
Voto por voto
É difícil arriscar quem será o mais votado no PSB, se o deputado Manoel Moraes ou o Dr. Julinho, os dois estão com campanhas fortes e muito bem organizadas. Disputa sem favorito.
Aguardar o resultado
O senador Petecão (PSD) colocou a candidatura da mulher Marfisa Galvão (PSD) á federal, em quase todos os municípios. Os coordenadores de sua campanha estão certos que ganham.
Entrou rasgando
O candidato a deputado federal Neto Ribeiro (PSD) entrou em Brasiléia e Epitaciolândia detonando os esquemas da candidata a deputada federal Antonia Lúcia (PSC).
Investimento errado
Antonia Lúcia investiu errado no prefeito André Hassem, ela vai ver que o alto investimento não corresponderá aos votos que ele lhe dará, por um motivo: André está muito desgastado.
Nomes entre os nanicos
Dr. Jeferson (PRB) e Tião Bruzugu (PV), dois bons nomes á Aleac entre os nanicos.
Duas grandes interrogações
Leuda Areal (PSL) – mulher do ex-prefeito Nilson Areal – e Artêmio Costa (PSDC) são duas grandes interrogações na aliança PSL-PSDC. Há muito expectativa em torno dos dois nomes.
Teto fixo
Para derrotarem os deputados Edvaldo Sousa (PSDC) e Eber Machado (PSDC) teria que ter um teto fixo de arranque de 5 mil votos. PSDC-PSL farão entre um e dois deputados.
Pode ficar fora
Pelo que diz a maioria dos analistas da política nacional e pelo que as pesquisas mostram, não será surpresa nenhuma se a candidata Marina Silva (PSB) ficar fora do segundo turno.
Com a palavra, as mulheres!
As mulheres acreanas sempre reclamaram que têm pequenas representações na Aleac e Câmara Federal. Terão amanhã, a oportunidade de acabar com este quadro, se a mulher votar na mulher. Candidatas à deputada federal: Regina Lino, Vanda Denir, Rose Costa, Antonia Lúcia, Marfisa Galvão e Leilane. E para a Aleac: Toinha Vieira, Maria Antonia, Sinhazique, Roselane, Raissa e Gabriela Câmara, entre outras. Se vocês mulheres, não votarem em uma mulher, não venham depois choramingar. A hora é esta.
As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Para falar com Luís Carlos Moreira Jorge use o e-mail lulajorge@hotmail.com