A abertura da Audiência Pública promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), realizada na manhã desta quinta-feira, 09, no auditório do Palácio da Justiça, foi marcada por criticas ainda nas falas de abertura do evento.
O representante do Conselho Estadual de Saúde, Ninawa Hunikui, disse lamentar o fato dos gestores não terem convidado aqueles que são os maiores interessados, os usuários da rede pública de saúde.
“Este evento está bonito, tem autoridades e está repleto de servidores e alguns representantes da saúde, mas percebi que falta o essencial, que são os usuários da rede pública de saúde. Na minha opinião, senhores, é de fundamental importância a participação do povo nesse debate que trata um assunto tão importante e delicado que é a saúde. A participação do povo não pode ser desprezada, pois são eles que utilizam os serviços e sentem na pele a precariedade do sistema”, disparou.
O promotor da Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Acre, Glaucio Ney Shiroma Oshiro, também deu uma alfinetada nas autoridades que organizaram o evento. Em sua fala de apresentação, o promotor enfatizou a ausência do parlamento estadual no evento.
“Esta audiência deveria ter sido realizada na Assembléia Legislativa com a participação de todos os parlamentares estaduais, pois são eles os representantes máximos do povo. São eles que recebem as denúncias da população, conhecem as principais queixas e dificuldades da população mais carente, fica a dica aos senhores”, disse logo após encerrar suas considerações finais.
Em resposta, o atual deputado estadual Eduardo Farias (PCdoB), único parlamentar presente ao evento, disse que embora não esteja na Aleac na próxima legislatura irá lembrar a importância em convocar os demais parlamentares e assegurou que o próximo evento contará com a participação de todos os parlamentares.
O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público do Estado (MPE), da sociedade civil organizada, secretários municipais de saúde, servidores estaduais e outras autoridades do estado.
A Audiência Pública
Em virtude da ausência da secretária de Saúde, Suely Melo, a diretora de planejamento e desenvolvimento institucional da Sesacre, Marize Barbosa Freire de Lucena, conduziu a Audiência Pública que tem como principal objetivo apresentar os investimentos e gastos com a saúde pública no estado, assim como os trabalhos realizados no segundo quadrimestre de 2014.
Após a solenidade de abertura, Marize Lucena apresentou relatórios detalhados das atividades desenvolvidas nos últimos quatro meses, destacando os investimentos do governo do estado para ampliar o acesso dos usuários do Sistema Público de Saúde (SUS) na capital e interior e ainda destacou os avanços obtidos no serviços de saúde com qualidade e tecnologia de ponta. No final, a diretora de planejamento e os gerentes de departamentos da Sesacre estarão respondendo aos questionamentos e dúvidas dos presentes.