Os usuários de telefonia móvel do Acre devem começar a usar o nono dígito, antes de realizar ligações, até o fim de 2016. A normativa é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelos processos de migração. No Norte, Amapá e Amazonas já sofreram alterações.
De acordo com o órgão, a mudança já havia sido implementada em São Paulo, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. Segundo o cronograma da reguladora, os próximos Estados a receberem o nono dígito são Minas Gerais, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A Anatel informou ainda que até o fim de 2016, entram na lista Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo a Agência, além das adequações a serem feitas pelas empresas de telecomunicações locais, empresas que se utilizam de equipamentos de PABX, e a população que faz uso de agendas de contatos no celular, terão que atualizar as informações (já há diversos aplicativos gratuitos para iOS, Android e Windows Phone que editam os contatos de forma automática).