MPE firma parceria para combater o crime organizado

O procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto esteve na sede do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO). Ele foi recebido pelo procurador-geral de Justiça daquele Estado, Héverton Alves de Aguiar, com quem discutiu a formalização de parcerias em diversas áreas.

Na ocasião, Oswaldo D’Albuquerque visitou o Centro de Atividades Extrajudiciais (Caex-Gaeco), órgão vinculado à Procuradoria-Geral do MPRO, que tem como atribuições desenvolver, orientar, acompanhar e avaliar as atividades de inteligência, contra-inteligência e segurança institucional, e desenvolve atividades semelhantes as que são realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP do Acre.

Foi conhecida a estrutura física e de pessoal, bem como os instrumentos tecnológicos que são adotados no combate ao crime organizado. No Caex-Gaeco, sete promotores de Justiça trabalham com dedicação exclusiva, que conta ainda com delegados, escrivães, peritos e agentes da Polícia Civil, cedidos para o MPRO, obtendo, com essa estrutura, resultados positivos para a sociedade daquele Estado no enfrentamento à corrupção.

Como resultado da visita, serão firmadas algumas parcerias para o compartilhamento de instrumentos entre os órgãos de combate ao crime organizado, que também devem incluir o Núcleo de Apoio Técnico (NAT). No Acre, o NAT e o Gaeco terão novas instalações que vão garantir melhores condições de trabalho.

“Alguns termos de cooperação, visando ações integradas, serão celebrados entre o MP do Acre e o de Rondônia, o que vai possibilitar o compartilhamento de estruturas de material e pessoal, bem como o intercâmbio de instrumentos”, explicou o procurador-geral do Acre.

Segundo Oswaldo D’Albuquerque, a ideia é envolver também a Polícia Militar dos dois estados nas ações, visando potencializar os resultados do trabalho conjunto.

procurador 1

Reunião do CNPG no Acre

Na condição de vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para a Região Norte, o chefe do MP do Acre também tratou, durante a visita, da realização de uma reunião do colegiado no Acre. O encontro seria realizado em Rio Branco em fevereiro do próximo ano.

 

Compartilhar