Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 03, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Sena Madureira, a assinatura do Pacto pela Infância e Juventude que tem por meta principal envolver representantes de diversos segmentos da sociedade para que crianças e adolescentes tenham seus direitos, na prática, funcionando.
O evento contou com a presença do prefeito Mano Rufino (PR), vice-prefeito Hermano Filho (PCdoB), secretária de cidadania, Simone Matos e demais secretários municipais, além do Procurador de Justiça e coordenador da coordenadoria de Defesa da Infância e Juventude, Dr. Ubirajara Braga, promotor de justiça da terceira promotoria especializada de Defesa da Infância e Juventude de Rio Branco, Dr. Francisco José Maia, promotora de Sena Madureira, Vanessa de Macedo e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Abias Araújo.
Antes da fala das autoridades presentes foi apresentando um slide dos passos já adotados até agora no sentido de identificar as principais demandas referentes às Crianças e Adolescentes de Sena Madureira em suas diversas áreas.
Ao utilizar a palavra durante a cerimônia, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), disse que se trata de uma iniciativa importante e que a soma dos esforços resultará em boas ações para as crianças e adolescentes do município. “Estamos assinando um pacto pela vida, pelo futuro de nossas crianças e jovens. Por isso, estamos empenhados nesse trabalho, envolvendo as secretarias no sentido de trabalharmos políticas públicas que venham contemplar essa classe”, destacou.
Representando o procurador-geral do Ministério Público no Acre, o Dr. Ubirajara Braga, responsável pela Coordenadoria de Defesa da Infância e Juventude, considerou ser este um passo importante nessa luta. Ele lembrou que quando foi promotor de justiça em Sena, no ano de 1988, esse debate focalizando os direitos das crianças e jovens sequer existia. “Hoje estamos vendo que a realidade é bem diferente. Que todos possam ter o interesse de colocar em prática as ações para que tenhamos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, comentou.
A rede de proteção, como está sendo denominado o grupo incluído no Pacto, já conseguiu identificar algumas questões que preocupam atualmente. Gravidez na adolescência e evasão escolar estão entre as situações que precisam ser modificadas. Porém, existem outras que também foram elencadas pelas equipes. Diante do diagnóstico feito, os representantes dos setores estarão elaborando estratégias de atuação para sanar os problemas em curto, médio e longo prazo.
O Pacto pela Infância e Juventude foi assinado pelos representantes do Ministério Público (Dr. Ubirajara Braga, Dr. Francisco Maia, promotora Vanessa de Macedo), prefeito Mano Rufino (PR), secretária de cidadania e assistência social, Simone Matos, secretário de saúde, Dinho Nascimento, representante da secretaria municipal de educação, Wanda Motta e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Abias Araújo.