Em 12 horas, a Capital Rio Branco já recebeu quase 50 milímetros de chuvas. O fenômeno se iniciou ontem, 13, por volta das 16h, mas só se intensificou pela noite, após às 20h30. A medição desta manhã de sexta-feira, realizada às 7h, marcava 46 milímetros. Espera-se mais chuva para os próximos dias.
De acordo com o especialista em climatologia, Alejandro Fonseca, a marcação de hoje demonstra diretamente “o quanto choveu no campus da Universidade, mas não a quantidade real de toda a cidade. Mesmo assim, em alguns pontos podem ter chovido muito mais, e noutros, menos um pouco”, destaca o professor.
Ainda segundo o pesquisador, a população deve esperar mais chuva para os próximos dias. “Os próximos dias deve ser de chuva mesmo. Estamos no inicio do inverno amazônico e é normal chover. Ainda estamos no início, mas esse mês de novembro deve trazer 200 milímetros”, aponta.
O professor afirma que “em alguns invernos chove mais e em outros, menos, mas a previsão é sempre de chuva forte. Vale lembrar que já chove acima da média”, explica.
Para o mês de dezembro o especialista afirma que a previsão é de 250 milímetros. “O ambiente está com muita umidade. Esperamos para o próximo mês, em média, 250 milímetros. Tem chovido muito bem para o momento”, finaliza.
Para o sábado, a previsão é de chuva em áreas isoladas. Temporais podem ocorrer na região do Vale do Juruá. Já no domingo, o tempo volta a se estabilizar em todo o Estado. A previsão é de sol forte, até a segunda-feira, 17.