Programa de Educação Tutorial da Ufac realizou 1º encontro de integração dos grupos PET´s

Os nove grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Acre (Ufac) reuniu-se durante dois dias (4 e 5 de dezembro) no campus da instituição, no intuito de conhecer as ações uns dos outros e de traçar metas para o futuro imediato. A abertura do evento foi realizada no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e contou com a participação do reitor Minoru Kinpara e da vice-reitora Guida Aquino.

ufac hoje

A agenda do primeiro dia do “1º Encontro de Integração dos Grupos PET’s da Ufac”, além da palestra proferida pela professora Ana Maria Bonetti, prevê a apresentação dos relatórios anuais de 2013 e 2014, bem como palestras sobre “Conexões dos Saberes Comunidade Quilombola e Comunidades do Campo”, “Conexões dos Saberes Comunidades Indígenas” e “Conexões dos Saberes Matemática”.

Sobre a necessidade da realização de um encontro como esse que ora mobiliza os participantes dos PET’s, a interlocutora institucional e pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, informou que “a ideia é socializar as experiências e conhecimentos produzidos por cada um dos nove grupos em atividade na Ufac. Com isso, o comitê local terá subsídios para o trabalho de avaliação e acompanhamento das atividades do programa”.

No que diz respeito aos benefícios acadêmicos que podem ser auferidos por um aluno participante de um programa PET, vale a pena conhecer a opinião da estudante do 8º período do curso de Economia, Ava Miranda, para quem “a interligação da teoria com a prática é real e absoluta”. De acordo com Ava Miranda, a “execução de pesquisas de campo faz com que o aluno tenha uma real dimensão do conhecimento teórico”.

O que é o PET

O PET é um programa criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de incentivar nas instituições de ensino superior o surgimento de grupos de estudo que se dediquem ao trabalho intelectual em tempo integral. Deve ser realizado sob a orientação de um tutor, num ambiente que favoreça a participação e a troca de ideias e experiências entre alunos e professores.

Essencialmente, trata-se de um programa integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, buscando propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares (estas devem envolver as áreas de ensino, pesquisa e extensão), que favoreçam a formação acadêmica diferenciada, tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.

Compartilhar