Rio em Assis Brasil ultrapassa cota de alerta e desaloja famílias

AoFYraudltMSTAT4v9lCAatcB-6jonzmPbsWxTpvxHAt

Após a forte enxurrada ocorrida nas últimas 24 horas em Assis Brasil, o nível do rio atingiu em tempo recorde a cota de alerta e registra na manhã desta quinta-feira, 19, exatos 12,06 metros.

Nas primeiras horas da manhã de ontem, 18, o rio marcava 3,77 metros, por volta das 18 horas marcava 9,28 metros e quatro horas depois já registrava 11,21 metros, ou seja, uma elevação de mais de sete metros em menos de 24 horas.

A cota de alerta é 11,30 metros e a de transbordamento é 12,50 metros, segundo dados da Defesa Civil do Acre.

Na manhã de ontem, 18, algumas famílias dos bairros Bela Vista, parte baixa da região central, Cascata e Plácido de Castro foram desalojadas para casa de familiares em virtude do transbordamento do igarapé Cascata, que invadiu ruas e agora atinge também comércios em Assis Brasil.

O corpo de Bombeiro de Brasiléia informou que já deslocou equipes para a cidade de Assis Brasil para que possam realizar o monitoramento e evolução pluviométrica no nível do nível do rio e também adoção de medidas emergenciais, já que falta menos de 0,50 centímetros da cota de transbordamento.

Em Brasiléia, as autoridades estudam uma possível evacuação de moradores e ribeirinhos. “Estamos nos organizando para possível evacuação de moradores ribeirinhos em Brasiléia. Segundo foi passado, o volume de água em Assis Brasil é muito grande e poderá chegar aqui nas próximas 48 horas. Iremos ver a situação de perto e traçar metas junto com outros órgãos ligados a Defesa Civil e segurança pública, para que possamos dar apoio àqueles que moram às margens do Rio Acre”, informou o secretário de obras do município de Brasiléia, Ivanaldo da Costa Rufino.

O nível do rio em Brasiléia marca nesta quinta-feira (19) 7,63 metros. ontem, 18, nas primeiras horas da manhã marcava 3,35 metros e fechou o dia com 5,08 metros (medição das 18 horas), o que mostra uma elevação de 4,28 metros em 24 horas.

Moradores da cidade vizinha, Inãpari, divisa com o Peru, também já sofre as consequências da elevação pluviométrica.

O Nível do rio Acre, na capital, registra nesta manhã 9,28 metros. Em Xapuri (9,13 metros); Capixaba (7,80 metros); Riozinho do Rola (7,99 metros), segundo dados da Defesa Civil do Acre.