Rio Acre continua vazando na capital e interior do Estado

O nível do rio Acre segue diminuindo em todos os municípios por ele banhados. Na capital, a marcação desta manhã de quinta-feira, 12, foi de 16,10 metros. O nível ainda está mais de dois metros acima da cota de transbordo que é de 14 metros, informou a Defesa Civil.

Ainda resta, somente em Rio Branco, mais de 8.400 pessoas desabrigadas, sendo assistidas pelo poder público em abrigos. São, ao todo, 2.491 famílias fora de casa. Ninguém está autorizado a retornar para casa, não antes que o nível do manancial fique abaixo de 16 metros.

O nível na fronteira, tanto com a Bolívia, quanto com o Peru, diminuía consideravelmente e já marcava, em Brasiléia e Epitaciolândia, 6,15 metros, segundo a medição realizada às 6 horas, aferida pelo Corpo de Bombeiros naquelas cidades. Não houve medição em Xapuri, a 188 quilômetros de Rio Branco.

No município de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, a medição desta quinta-feira, 12, apontou rebaixamento de cota de 4,59 metros, às 6 horas de hoje. Por lá, nenhuma família está desabrigada. Diferentemente, Tarauacá tem tido aumento no nível do manancial que banha a cidade. Nesta quinta-feira, pela manhã, a marcação estava em 8,77 metros, e continuava subindo centímetro a centímetro.

Em Sena Madureira, o rio Iaco continua subindo e mantém-se desabrigando famílias na cidade. São 15 grupos desabrigados, o que somado resulta em 89 pessoas assistidas pelo poder público municipal. Nesta quinta-feira, o nível marcado às 6 horas era de 16,36 metros, mais de um metro e meio acima da cota de transbordo.

Compartilhar