Cruzeiro do Sul sai de “epidemia” de Dengue para situação de “alerta”

Nesta semana o município de Cruzeiro do Sul (AC) saiu do estado de epidemia de Dengue, situação vivenciada desde setembro de 2014, quando chegaram a ser registrados 2.600 notificações da doença, semanalmente. Dados apontam que na 10ª semana de 2015, a penúltima do mês de março, foram registrados apenas 231 notificação, fazendo o município saísse da situação epidêmica.

Dados do Ministério da Saúde apontam que acima de 300 casos semanais, o município está em epidemia, e como os números reduziram na cidade, Cruzeiro do Sul saiu desse índice. A secretária de Saúde, Lucila Bruneta, alerta que a população deve continuar fazendo sua parte, pois a quantidade de mosquitos na cidade continua elevada.

“Nós temos que continuar o trabalho. A população tem que continuar com sua responsabilidade. No verão existe uma tendência para dengue se expandir, e é necessário todo um trabalho”, destacou a secretária, disse em entrevista ao Juruá Online.

Segundo Bruneta, a redução é reflexo das ações realizadas com mais intensidade pela administração do município, nos últimos meses. Isso “deve-se ao fato de termos percorrido toda a cidade em apenas um mês, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que seja feito em dois meses. Estávamos com um número maior de pessoas nas ruas, e os trabalhos de conscientização fizeram com que chegássemos a esse patamar com a ajuda da população, que deve continuar ajudando”, abordou.

Em 2015 já foram registrados 5.600 casos com suspeita de Dengue, sendo, dentes, confirmados 1.700. Em 2014 foram mais de 36 mil casos notificados e outros 23 mil confirmados. Os postos de saúde das ruas 25 de Agosto e Jesuíno Lins, continuam realizando atendimento aos pacientes acometidos com a Doença.