Centenas de aposentados e pensionistas do Ministério da Previdência Social (INSS), no Acre, estão com os benefícios bloqueados e sem possibilidade de saque. A denúncia foi feita ao ac24horas e confirmada durante visita à agencia do INSS no Centro de Rio Branco (AC). No saguão, usuários aguardavam desde as primeiras horas da manhã, sem previsão de atendimento.
A acreana Katiana de Souza Santiago, de 32 anos, moradora do Bairro Taquari, afirma que estava desde a manhã na agencia, mas a informações era de que não havia previsão para o atendimento. Ela reclamou ainda que o salário-extra foi liberado, mas o benefício regular acabou sendo bloqueado.
“Eles me disseram que nem sabem se vão me atender hoje. Aqui tem muita gente com o mesmo problema. Eu moro lá no Taquari, e tenho direito ao salário-extra, mesmo assim, só foi ele que saiu. O meu salário mesmo não saiu não. Eles me disseram que está tudo bloqueado e deve demorar uns quinze dias para regularizar o cadastro”, denuncia a mulher.
Maria Alves é outra aposentada com o mesmo problema. Ela chegou ao INSS às 7 horas, mas na tarde da quarta-feira, por volta das 16 horas, nenhum atendimento havia sido realizado, exceto a emissão de senha, cuja fila de chamamento ainda tinha mais de 100 pessoas à frente. Na manhã desta quinta-feira, 09, Maria retornou à agencia, mas não teve atendimento.
“Eles custam a chamar a senha. Eles tem pouca gente atendendo. É gente aqui dentro, é gente lá nas outras salas, mas não dão conta. Eles só dizem que eu preciso atualizar meus documentos aqui. To tentando pela quinta vez e nada. Eu não tenho dinheiro nem comida em casa mais”, reclama.
Procurada, a Gerência-Geral da agência central do INSS confirmou a demora no atendimento, mas classificou a situação como “anormal”, e justificou afirmando que por conta da Calamidade pública declarada, a liberação do benefício ficou prejudicada por conta de desatualizações cadastrais dos aposentados.
Kennedy Afonso destacou que “não houve cancelamento. O que tem havido é uma demanda muito grande. A maioria recebeu, mas muitos estão com o cadastro desatualizado, falta endereço porque mudou, por isso não veio a antecipação”, explica ao ressaltar que “não há ninguém sem atendimento”, comenta o gerente.
O gestor informou ainda que a situação deve ser normalizada até o próximo dia 24 de abril. A questão, segundo ele, é pontual e o INSS tem problemas em todo o Brasil, principalmente com a falta de funcionários, esclarecendo que este não é um problema apenas local.