O Sindicato dos Trabalhares em Saúde do Acre (Sintesac) celebra, na próxima sexta-feira, 25 anos de fundação. A comemoração será realizada na sede campestre da entidade e terá, entre outras atrações, o sorteio de 10 motos. No evento, que acontece no Dia do Trabalho, também será apresentada uma prestação de contas, além da exposição das principais conquistas da categoria, com destaque para a volta do pagamento da insalubridade, a criação do quadro técnico, a devolução dos plantões e a realização de concursos públicos.
De acordo com os organizadores, cerca de cinco mil pessoas deverão prestigiar as atividades. “Orgulhamo-nos em ter a maior e mais moderna sede campestre da Região Norte”, afirmou o presidente da entidade, Antônio Daniel, para quem as conquistas são frutos da união e luta da categoria. O Sintesac conta atualmente com mais de seis mil trabalhadores em saúde sindicalizados. “A função de um sindicato é lutar por direitos e defender a categoria”, complementou.
Daniel disse também que a classe começou a receber os “expurgos” de FGTS, que estão sendo pagos pela Caixa e totalizam mais R$ 200 mil. “Já saíram as primeiras listas”, noticiou ele, lembrando ainda de outras atrações da festa comemorativa: “ofereceremos o tradicional churrasco, torneiros esportivos e as apresentações dos cantores Melk Magalhães e Ricardo Moral, do grupo “Trio Furacão” e da banda Maliciando”.
Histórico
Fundado em maio de 1990, o Sintesac, teve como presidente-fundador o médico Leonardo Wainberg, natural do Rio de Janeiro (RJ). O vice-presidente foi Francisco Pereira Lima, o Chico Pereira, que mais anos depois sucedeu a Wainberg. Zilmar Cândido, que era tesoureira-geral na chapa fundadora, foi a terceira presidente.
O quarto representante da entidade foi Luiz Anute, eleito por três mandatos consecutivos. Ele foi eleito após comandar uma série de denuncias de má gestão contra a então presidente Zilmar Cândido. Após três mandatos consecutivos, Anute conseguiu eleger Antônio Daniel como seu sucessor.
Na eleição seguinte, Daniel foi reeleito, mas já sem apoio de Anute, que tentou eleger Alba Tomaz. Daniel está na presidência do Sintesac desde novembro de 2006.