Quase três mil fiéis participaram da procissão do dia de Corpus Christi nesta quinta-feira, em Rio Branco. Comandados pelo bispo Dom Joaquim Pertiñez, líder da Igreja Católica local, os cristãos saíram da catedral por volta da 18h30 e caminharam durante duas horas pelas ruas Floriano Peixoto, Marechal Deodoro, Arlindo Porto Leal, Rui Barbosa e avenidas Getúlio Vargas e Epaminodas Jácome, na região central de Rio Branco.
Na procissão foram realizadas adorações ao Santíssimo Sacramento, cânticos religiosos e orações. Durante todo o percurso, a hóstia consagrada, um dos símbolos do Corpus Christi, foi conduzida em carro aberto pelo bispo Joaquim Pertiñez.
Antes do inicio da procissão, ainda na missa na catedral Nossa Senhora de Nazaré, Dom Joaquim disse que o Corpus Christi é um momento em que a igreja deve reviver a unidade por meio do corpo de Cristo.
“Esse é um momento que temos que lembrar de nos oferecermos ao nosso irmão. Este é sacramento da unidade e da união onde todos devemos nos sentir unidos a Cristo, oferecendo nossas preces e comunhão com os nossos irmãos. Que possamos sair daqui unidos e em comunhão”.
A data é celebrada em uma quinta-feira porque faz alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da eucaristia durante a última ceia de Jesus com os apóstolos antes de ser entregue para a crucificação.