Solenidade na Gameleira marca comemoração dos 53 anos da elevação do Acre a Estado

unnamed

Em homenagem ao aniversário de 53 anos de elevação do Acre a Estado foi realizada na manhã de hoje, no Calçadão da Gameleira, a solenidade de troca da bandeira do Acre, com a presença da governadora em exercício do Nazaré Araújo.

Nazaré Araújo, filha de José Augusto de Araújo, primeiro governador eleito do Acre, que depois foi deposto do cargo pela Ditadura Militar, se disse emocionada pela solenidade e lembrou os avanços alcançados no Estado nos últimos anos. A solenidade foi acompanhada por poucos populares.

unnamed (1)

Em 15 de junho de 1962, o então presidente do Brasil, João Goulart, assinava em Brasília a Lei Nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu autonomia para escolher seus dirigentes, arrecadar impostos e estabelecer as suas leis. Até então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar a sua própria constituição e muito menos eleger seus governantes.

O dia da elevação do Acre a Estado é considerado pelos historiadores como a segunda data mais importante da história dos acreanos, sendo ofuscado apenas pelo inicio da Revolução Acreana, no dia 6 de agosto de 1902.

Compartilhar