O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta quarta-feira,17, a aplicação definitiva de asfalto na Estrada da Sobral, no trecho que está sendo duplicado pela Prefeitura de Rio Branco com recursos do PAC Mobilidade. O prefeito ficou especialmente satisfeito porque a pavimentação aplicada é de boa qualidade e os serviços avançam aproveitando este início de verão.
As obras da Estrada da Sobral são uma importante demonstração que a Prefeitura tem priorizado investimentos na mobilidade urbana em decorrência do crescimento da cidade. Em 2005, costuma exemplificar o prefeito Marcus Alexandre, Rio Branco tinha 55 mil veículos e hoje essa frota é de 150 mil. Os investimentos em infraestrutura são prioridade para garantir uma cidade sustentável para as próximas gerações.
As obras de duplicação da Estrada da Estrada da Sobral, um dos sete grandes eixos que passam por um processo de ampliação e urbanização através do PAC Mobilidade, demandam a mobilização de homens e máquinas, gerando emprego e renda para dezenas de trabalhadores. A inspeção realizada nesta quarta-feira pelo prefeito serviu para potencializar o esforço realizado no inverno e que neste verão asseguram outro ritmo às obras: nada parou mesmo diante do rigoroso inverno deste ano. Técnicos da Prefeitura e das empresas envolvidas nas obras e líderes comunitários acompanharam o prefeito na inspeção. Atualmente, de acordo com Flávio Soares, secretário-adjunto de Obras Públicas, 60% das obras propostas para aquele trecho já estão concluídas. A fase atual é de recuo de cercas e muros e reconstrução de fachadas –mas falta pouco porque a maioria desse serviço já foi executado.
Como sempre lembra o prefeito, o projeto de urbanização da Estrada da Sobral faz parte do pacote de obras de duplicação de sete das mais importantes vias para o trânsito da capital – o de infraestrutura urbana e pavimentação de vias estruturantes, no qual se incluem a Avenida Getúlio Vargas, trecho que vai da Praça do Juventus até a rotatória do Posto Talma; o corredor da Estrada Apolônio Sales, da rotatória do Posto Talma até as mangueiras, a rua João XXIII e as ruas Campo Grande e São Salvador que liga a Floresta aos bairros da Baixada da Sobral.
“Não podemos perder um minuto deste verão”, diz Marcus Alexandre sobre intensificação dos trabalhos da prefeitura
A determinação do prefeito é aproveitar, neste verão, cada minuto de sol para avançar com as obras do PAC Mobilidade –e isso vem sendo feito. “Não podemos perder um minuto deste verão”, afirmou o prefeito. “Nossa expectativa é de termos quatro ou cinco meses para trabalhar e temos de avançar para recuperar o que foi perdido no inverno”, completou ele.
Mas tudo é feito de modo muito criterioso. O cuidado com os moradores, por exemplo, é algo que foi proposto aos técnicos como algo prioritário porque residências e comércios que passaram por alguma intervenção têm de ser permanentemente assistidos. Como é de seu costume, fez questão de cumprimentar comerciantes e moradores, agradecendo a cada um deles pela paciência e confiança em dias melhores para a comunidade.
A duplicação da Estrada da Sobral é uma obra que, levando-se em conta as intempéries climáticas, segue em ritmo acelerado e vem mudando completamente a paisagem na região da Baixada, especialmente, nesta fase, com a implantação das calçadas e recuos de cercas e muros.
Com o verão, todos os setores estarão passando por intensificação na execução, desde os ramais –serviço que tem a parceria do Governo do Estado –até as obras urbanas, como as duplicações dos corredores estruturantes.
Moradores e comerciantes otimistas com a obra
Não apenas o prefeito Marcus Alexandre mas os antigos moradores da estrada estão fazendo uma avaliação bastante positiva da pavimentação e das obras civis, como o calçamento. A duplicação da Estrada da Sobral ocorre desde a rotatória que dá acesso à 3ª ponte sobre o rio Acre, já na Via Verde, até o trevo entre os bairros da Pista e Glória e é uma obra que influencia não somente uma região com 24 bairros mas a cidade toda. “Estou muito satisfeito, meus amigos que conversam comigo estão felizes por esta obra. Todo mundo vê coisa boa nela”, disse o mecânico de motos Lauro Nogueira, dono da há vinte anos da Motomecânica Sobral. Nogueira tem grandes expectativas quanto à melhora do movimento em sua oficina a partir da urbanização da Estrada da Sobral. “Acredito sim que o movimento ficará melhor ainda”, completou Nogueira.
De seu lado, o mecânico aposentado Vilson Francisco mora há 14 anos às margens da estrada e teve de parar de trabalhar por causa de um acidente no serviço. Alugou a oficina mas não saiu da estrada: “eu gosto daqui. Melhor ainda agora, que está ficando bom”, disse Vilson.
PAC Mobilidade: esforço de Dilma Rousseff melhora qualidade de vida em Rio Branco
O PAC Mobilidade para Médias Cidades, origem dos recursos para as obras na Estrada da Sobral, Apolônio Sales, Estrada das Placas, João XXII, Campo Grande, São Salvador e Getúlio Vargas, é destinado às obras de infraestrutura viária. Entre as prioridades apresentadas pela Prefeitura de Rio Branco para esses projetos estão à construção de estações de integração de ônibus; a criação de corredores estruturantes para o transporte coletivo; o alargamento e urbanização dos corredores estruturantes, e muito mais.
As obras nas sete vias acontecem em parceria com os governos Federal e Estadual como parte do esforço institucional de melhorar a mobilidade urbana de Rio Branco. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$57 milhões na duplicação e alargamento de ruas e avenidas. O PAC é um grande esforço da Presidenta Dilma Rousseff para alavancar a economia brasileira melhorando principalmente a infraestrutura das cidades. Em Rio Branco, conforme o prefeito Marcus Alexandre, o PAC tem trazido os mais expressivos resultados com impacto direto na elevação da qualidade de vida dos acreanos.
NÚMEROS
1,2 quilômetros do total de 2,2 quilômetros (trecho entre a rotatória da Via Verde até a bifurcação da ETA) estão sendo pavimentados definitivamente até o final desta semana.
68 por cento do total de intervenções (recuos, demolição de muros, cercas e reconstrução de fachadas) já foram feitos ao longo dos 2,2 quilômetros: das 213 intervenções necessárias ao alargamento da via só faltam 72 obras para concluir essa etapa.
57 milhões de reais estão sendo investidos na duplicação da Estrada da Sobral e outros seis grandes corredores de Rio Brando com recursos do PAC Mobilidade.