Os alunos da escola estadual Heloisa Mourão Marques estão desolados, tristes, revoltados. Este ano a escola não vai disputar os tradicionais jogos escolares, competição que mexe com a juventude, aproxima os adolescentes, e serve de incentivo para alguns seguirem uma carreira de atleta.
Mas a euforia dos alunos/atletas terá que esperar pelo próximo ano. Sem treinadores, as equipes da escola acabaram ficando de fora da seletiva municipal, que está sendo disputada desde a semana passada sob a coordenação da Secretaria de Educação e Esporte. As três professoras de educação física lotadas na escola, se negaram a treinar os times de futsal (masculino e feminino) e a garotada acabou por não ser inscrita para a competição.
O diretor da escola, Valdir Ferreira da Silva, confirmou a negativa das profissionais, mas esclareceu que pela carga horária elas não são obrigadas a assumirem as equipes para a disputa dos jogos. Ferreira informou que ao tomar conhecimento da situação enviou ofício á Secretaria de Educação, solicitando o envio de um professor/treinador, mas que até hoje não recebeu uma resposta.
“Nós oficiamos á Secretaria de Educação solicitando um professor treinador, mas o prazo para a inscrição acabou e não obtivemos o retorno. Eu lamento a escola ficar fora dos jogos, mas vamos nos organizar para entrar na competição no ano que vem”, disse.
O coordenador da fase municipal dos jogos, Alex Dantas explicou que a escola não enviou representante para as reuniões e também não demonstrou interesse em participar dos jogos.
“Tenho comigo cópia do ofício protocolado na escola informando sobre os jogos e convidando a escola para a competição. Eu sei que pela regra as professoras não são obrigadas a treinarem as equipes, mas considero uma falta de respeito e consideração para com os alunos que passam o ano aguardando pela competição”, observou.
Alex lembrou que a escola ainda pode participar da competição em outras modalidades, mas para isso deverá confirmar inscrição até o dia 25, ultimo prazo para o registro das equipes.
Os jogos escolares municipais começam no próximo dia 1 de junho envolvendo as escolas classificadas na seletiva.
Jairo Barbosa – jairobarbosa@ac24horas.com