Fraude eleitoral pela Intenet; Em um dia, Jonas da Farmácia recebe 2.432 votos em enquete de site que teve 440 visitas

A poucos meses das eleições municipais deste ano, os pré-candidatos à prefeitura de Acrealândia, Jonas da Farmácia (DEM) e Eudalino Nogueira (PSDC) protagonizaram um fato inusitado na disputa pela intenção de votos do eleitorado da cidade.

No município, até mesmo a enquete de um portal de notícias local teria sido fraudada para beneficiar um dos candidatos. Jonas da Farmácia (DEM) seria o favorecido da suposta fraude, que o colocou como favorito disparado, na cidade do interior. Clique na imagem para ampliar

O Abunã Notícias recebeu 440 visitas na segunda-feira, 21, mas apontava 2.432 eleitores favoráveis ao pré-candidato do DEM, enquanto o nome apresentado pelo PSDC, que liderava até às 13h, com 384 votos, findou o dia com apenas 401.

À discrepância de resultados deixou em suspeição a enquete que nas primeiras horas da manhã polarizava a disputa. Nogueira liderava a pesquisa com 48,7%; Jonas ocupava a segunda colocação com 43,2%.

Ao final da tarde, o Abunã Notícias anunciou que Jonas teria 83,9% das intenções de voto; Eudalino Nogueira, 13,8%. A mudança drástica na enquete deixou os líderes do PSDC revoltados com o que eles classificaram de “manipulação grosseira”.

Os adversários de Jonas da Farmácia afirmaram que seria uma tentativa de colocar o democrata, na disputa. A fraude eletrônica só no período analisado foi de mais de 1.600 votos a favor de Jonas da Farmácia, algo superior a 400%.

Os questionamentos dos demais candidatos se estenderam ao pré-candidato do DEM. Os líderes do PSDC. Representantes do diretório municipal do PSDC querem saber se a suposta fraude teria a conivência do pré-candidato do DEM.

Com a repercussão negativa da enquete, os representantes do Abunã Notícias divulgaram a seguinte nota: “Comunicamos que o resultado da enquete disponibilizada no site, onde avaliava os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Acrelândia, não deve ser levada em consideração, devido alteração na votação que ocorreu fora dos métodos estabelecidos pelo site. Pedimos desculpas a todos os candidatos!”

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com

 

 

Compartilhar