Calote nas contas de telefonia e energia no norte aumenta quase 50% em maio

Não está fácil para ninguém. O calote, apenas no mês de maio, no que se refere ao pagamento das contas de telefonia fixa e móvel, na região Norte do país, ficou bastante próximo dos 38%, o que representa grande impacto na receita das operadoras. Somado aos números da energia elétrica, os dados apontam quase 50% de acréscimo.

O aumento do calote se repete nos serviços de comunicação, que envolve principalmente telefonia fixa e móvel, e que registrou alta no atraso do pagamento de 12,02% em maio comparado ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o SPC Brasil.

Neste caso, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo, o maior aumento ocorreu na região Norte (37,35%). Na conta de água, a inadimplência nacional cresceu 10,43% no período, com destaque para o Sudeste (16,03%), afetado pela crise hídrica.

Estudo feito pela Serasa Experian, outra empresa especializada em informações financeiras, aponta para a mesma direção. Entre janeiro e abril, a inadimplência das contas de luz foi 11% maior em relação ao primeiro quadrimestre de 2014 e quase três pontos porcentuais acima da atingida em dezembro do ano passado.

Compartilhar