MPAC terá centro de referência para atender vítimas de crimes

unnamed (1)O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) está criando o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) por meio da restruturação dos seus serviços auxiliares. A ideia é ter um centro de referência de apoio às vítimas de crimes e seus familiares, principalmente no apoio psicossocial.

A proposta foi aprovada pelo Colégio de Procuradores e será encaminhada em forma de anteprojeto de lei para a Assembleia Legislativa. O CAV será um serviço especializado do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), e de acordo com o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto a intenção é garantir um tratamento de excelência ao cidadão que necessitar do CAV.

“Assim como o CAC, que é um dos nossos projetos reconhecidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público, já premiado como um case de sucesso, o CAV terá o objetivo de ajudar familiares e vítimas no restabelecimento de traumas em face de crimes. Também será um órgão de integração e interlocução com o poder público para que essas pessoas possam ter o apoio necessário e continuar sua vida”, explica.

O centro contará com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área jurídica. A ideia é acolher, orientar e até mesmo ajudar essas pessoas a superar os traumas geralmente vividos por quem sofre ações violentas. “Muitas vezes as pessoas, após serem vítimas de crimes, não sabem a quem recorrer, quais seus direitos enquanto vítimas, enquanto parentes de vítimas e o MPAC buscará ser essa referência”, acrescenta.

Compartilhar