Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira, 21, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, distante 640 quilômetros da capital, os deputados colocaram em votação 22 projetos de autoria dos poderes executivo e legislativo.
O evento contou com a presença de 19, dos 24 deputados, além de servidores da Aleac. O presidente da mesa diretora, Elson Santiago (PP) informou que a sessão faz parte das comemorações dos 50 anos de criação do Poder Legislativo do Acre.
O evento contou com a participação de vereadores, líderes comunitários e representantes da sociedade civil organizada. Santiago falou da importância da aproximação da Casa, da população de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Estado.
“Para os deputados, realizar uma sessão deliberativa no interior do Estado é uma honra. Queremos que a população de Cruzeiro do Sul e todo o interior se aproximem cada vez mais do parlamento, afinal estamos falando da Casa do Povo”, diz Santiago.
O presidente do legislativo destacou ainda, a participação de Antônia Sales (PMDB), como uma das parlamentares que representa o Vale do Juruá. A segunda vice-presidente da Mesa Diretora foi à autora do requerimento para realização da sessão.
Segundo o primeiro secretário da Casa, deputado Ney Amorim (PT), a sessão foi gratificante. “Não foi uma sessão especial. Foi uma sessão ordinária, deliberativa, com todos os ingredientes dos trabalhos que realizamos em Rio Branco”.
Para Amorim, a população de Cruzeiro do Sul teve mais uma oportunidade de acompanhar as deliberações da Aleac. “Tivemos falas de situação e da oposição como é normalmente. Os cruzeirenses acompanham o embate de ideias dos deputados estaduais”.
O primeiro vice-presidente da Aleac, Helder Paiva (PR), agradeceu a acolhida do povo do Juruá e destacou o trabalho de Élson Santiago em levar toda estrutura da Aleac, a cidade de Cruzeiro do Sul. “Estamos levando o poder legislativo à população do Estado”, disse Paiva.
Os deputados de oposição também tiveram espaço para suas denúncias sobre a situação de diversos órgãos públicos estaduais do Vale do Juruá. A deputada Antônia Sales voltou a pedir a conclusão das obras do presídio do município, que teriam um prazo de 13 meses para conclusão, mas já entra no quarto ano de execução.
O deputado Werles Rocha (PSDB) elogiou o requerimento para realização da sessão ordinária. “A iniciativa de Antonia Sales foi abraçada pelos 24 deputados. Temos que aproximar o parlamento do povo acreano, levando os populares a participar da vida orgânica do parlamento”.