Shopping Popular na capital: concretagem do 2º pavimento teve início nesta quarta

unnamed (2)O Shopping Popular de Rio Branco é uma antiga aspiração dos pequenos comerciantes, camelôs e feirantes do Calçadão da Benjamim Constant. Trata-se de uma obra R$17,3 milhões cujo projeto abriga mais de 450 boxes divididos em três andares, construído ao lado do Terminal Urbano. São 165 boxes no térreo, mais 165 no primeiro piso e outros 120 no segundo piso, onde o visitante encontrará, além de lojas, uma praça de alimentação, elevadores e jardins –e uma vista belíssima para o Rio Acre. O empreendimento está sendo erguido numa área de mais de 12 mil metros quadrados. Além dos comerciantes que estão no Camelódromo, os que ficam na “pedra” do calçadão perto do Colégio Acreano, também serão transferidos para o shopping.

As obras já transformam a paisagem do Calçadão. Nesta quarta-feira, 8, por exemplo, foi realizada a concretagem do 3º pavimento da seção 1 (a construção é dividida em três seções). Para a concretagem do 3º pavimento foram consumidos 220 sacos de cimento.

Mesmo com a obra do Shopping Popular em andamento a Prefeitura já começou fazer a revitalização de todo o calçadão da Benjamin Constant nas imediações do Shopping Popular. Os postes estão sendo removidos do meio do Calçadão para a margem esquerda, o local correto. “Vai ficar mais bonito e dar muito mais segurança para clientes e trabalhadores”, disse Flavio Soares, secretário-adjunto de Obras Públicas de Rio Branco.

Destaca-se nesse projeto arrojado, o empenho do ex-senador Aníbal Diniz e do vice-presidente do Senado, Jorge Viana, além da parceria do governador Tião Viana e da Presidenta Dilma Rousseff. Todos foram fundamentais para a aprovação do projeto de construção do shopping popular até a contratação do convênio e liberação dos recursos. Além de garantir mais clientes para os pequenos e médios empresários, o Shopping Popular será referência para o turista em relação ao artesanato, alimentação e vestuário regional, podendo criar até 1.350 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia popular, criando um espaço adequado para comercialização de produtos regionais e locais.

Todo o projeto é acompanhado pela comissão de transparência criada pelo prefeito Marcus Alexandre para garantir lisura total no processo de implantação do Shopping Popular. No escritório técnico da oba, há uma sala para o comitê.

Os trabalhos foram acelerados neste verão. Se de um lado os operários trabalham muito, não é diferente com os demais envolvidos. O SEBRAE, por exemplo, atua através de uma interessante parceria com a Prefeitura capacitando camelôs, lojistas e feirantes à vida empreendedora formal. Desde que as obras começaram, os consultores do órgão já ministraram quatro cursos de empreendedorismo. Em recente auditoria, o SEBRAE avaliou o Shopping Popular de Rio Branco como referência de inclusão socioprodutiva, um modelo que pode ser replicado no País.

A conclusão das obras do Shopping Popular está prevista para acontecer em fevereiro do ano que vem.

Compartilhar