Equipes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) participaram nesta quinta,11, de mais uma ação do programa Saúde na Comunidade, no Ramal da Capela, localizado no quilômetro 100 da estrada Transacreana.
O Saúde na Comunidade é um programa da Prefeitura de Rio Branco criado com o objetivo de garantir e ampliar a oferta de atendimento básico de saúde às pessoas que tem mais dificuldade de se deslocarem até as unidades, oferecendo atendimento na zona rural.
A estrutura para o atendimento no Ramal da Capela foi montada na escola municipal Rio Branco da Capela. Além das ações educativas como orientação à escovação e distribuição de kits para higienização bucal, foram realizados testes de glicemia, aferições de pressão arterial, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV e ainda consultas médicas.
Lidiane Oliveira, 18 anos, está grávida de 2 meses, pôde fazer a primeira consulta de pré – natal. A dona de casa Maria Rosália Silva estava sofrendo com dor de cabeça. Aproveitou para se consultar, fez exames e voltou pra casa com os medicamentos que precisava e o encaminhamento para dar continuidade ao tratamento médico. “É uma maravilha. Assim fica mais fácil pra gente ir no médico”, disse.
Para Rosangela Farias, coordenadora do Saúde na Comunidade a “realização de um trabalho como esse deve-se especialmente ao olhar dos gestores. Nosso prefeito Marcus Alexandre tem esse olhar e a disposição de criar meios de levar atendimento às pessoas que precisam, mesmo aquelas que estão em locais mais distantes como esse aqui, o ramal da Capela”, ressaltou a coordenadora.
Saúde e Educação: parceria que mobiliza e contribui para mudanças de comportamentos
Ainda segundo Rosangela, o Saúde na Comunidade tem cobertura total no município de Rio Branco e, para tanto, conta com parcerias. “Na zona rural o apoio da Seme, por meio do programa Saúde na Escola, tem sido fundamental. A parceria nos permite levar as ações para dentro da escola, mobilizar e atender toda a comunidade. Quando a gente consegue mostrar a uma criança porque é importante escovar os dentes, como fazer uma boa escovação, nós estamos contribuindo para mudar comportamentos e garantir qualidade de vida a essa criança e consequentemente de toda a família”, afirmou.
De acordo com os profissionais que integram o Saúde na Escola, “a receptividade é sempre muito boa, além de orientar, temos a possibilidade de fazer a prevenção e quando necessário possibilitar o acesso ao tratamento dentário”, afirma o dentista Alberto Urquiza.”
O Saúde na Escola é um programa da secretaria de Educação que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde nas escolas municipais. A equipe conta com odontólogos, assistente social, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.