Programas de Saúde são realizados no Ramal da Capela, Km 100 da Transacreana

unnamedEquipes da Secretaria Municipal de Educação (Seme) participaram nesta quinta,11, de mais uma ação do programa Saúde na Comunidade, no Ramal da Capela, localizado no quilômetro 100 da estrada Transacreana.

O Saúde na Comunidade é um programa da Prefeitura de Rio Branco criado com o objetivo de garantir e ampliar a oferta de atendimento básico de saúde às pessoas que tem mais dificuldade de se deslocarem até as unidades, oferecendo atendimento na zona rural.

A estrutura para o atendimento no Ramal da Capela foi montada na escola municipal Rio Branco da Capela. Além das ações educativas como orientação à escovação e distribuição de kits para higienização bucal, foram realizados testes de glicemia, aferições de pressão arterial, testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV e ainda consultas médicas.

Lidiane Oliveira, 18 anos, está grávida de 2 meses, pôde fazer a primeira consulta de pré – natal. A dona de casa Maria Rosália Silva estava sofrendo com dor de cabeça. Aproveitou para se consultar, fez exames e voltou pra casa com os medicamentos que precisava e o encaminhamento para dar continuidade ao tratamento médico. “É uma maravilha. Assim fica mais fácil pra gente ir no médico”, disse.

Para Rosangela Farias, coordenadora do Saúde na Comunidade a “realização de um trabalho como esse deve-se especialmente ao olhar dos gestores. Nosso prefeito Marcus Alexandre tem esse olhar e a disposição de criar meios de levar atendimento às pessoas que precisam, mesmo aquelas que estão em locais mais distantes como esse aqui, o ramal da Capela”, ressaltou a coordenadora.

Saúde e Educação: parceria que mobiliza e contribui para mudanças de comportamentos

Ainda segundo Rosangela, o Saúde na Comunidade tem cobertura total no município de Rio Branco e, para tanto, conta com parcerias. “Na zona rural o apoio da Seme, por meio do programa Saúde na Escola, tem sido fundamental. A parceria nos permite levar as ações para dentro da escola, mobilizar e atender toda a comunidade. Quando a gente consegue mostrar a uma criança porque é importante escovar os dentes, como fazer uma boa escovação, nós estamos contribuindo para mudar comportamentos e garantir qualidade de vida a essa criança e consequentemente de toda a família”, afirmou.

De acordo com os profissionais que integram o Saúde na Escola, “a receptividade é sempre muito boa, além de orientar, temos a possibilidade de fazer a prevenção e quando necessário possibilitar o acesso ao tratamento dentário”, afirma o dentista Alberto Urquiza.”

O Saúde na Escola é um programa da secretaria de Educação que tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde nas escolas municipais. A equipe conta com odontólogos, assistente social, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Compartilhar