LDO é aprovada com reajuste de mais de R$ 300 milhões no orçamento

Os deputados estaduais esvaziaram as gavetas do Poder Legislativo na última sessão ordinária que aconteceu na tarde desta quarta-feira (15), na Aleac. Entre os projetos aprovados está a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2016 – que estabelece receitas, despesas, e critérios para os investimentos que serão realizados pelo Governo do Acre.

O projeto encaminhado pelo governador Sebastião Viana (PT), prevê um reajuste de 5,48%, estimando o orçamento para o exercício de 2016, em mais de 5,8 bilhões, reajustando as estimativas em relação a 2014, quando o orçamento foi estimado em pouco mais de 5,4 bilhões. A LDO foi aprovada por unanimidade, sem debates no plenário da Casa.

Os debates sobre a matéria aconteceram nas comissões, numa nova estratégia da base de governo para evitar que os debates se acirrem na tribuna da Aleac. Este ano, os blocos de oposição e situação, aprovaram a matéria de forma silenciosa, sem os costumeiros embates para apresentar emendas e discutir metas estipuladas na LDO.

O governo petista conseguiu anular os protestos no momento da votação do projeto. De forma habilidosa, os integrantes da base de sustentação do governador Sebastião Viana, receberam os professores que participam do movimento grevista, antes de colocar a LDO em votação. Eles aprovaram ainda um PL que reajusta os salários dos delegados.

No momento da votação da LDO, as galerias da Casa estavam totalmente vazias.

Compartilhar