Marcus Alexandre vai trabalhar em parceria com as Igrejas

Stalin Melo

A partir de janeiro, Marcus Alexandre irá valorizar o trabalho social que as entidades filantrópicas, principalmente as igrejas, realizam nos bairros de Rio Branco. A idéia é descentralizar os serviços de assistência social que a prefeitura realiza para que um número maior de pessoas possam ser beneficiadas.

De acordo com ele, há lugares onde o poder público ainda não conseguiu chegar, “mas lá há uma igreja prestando um importante papel de inclusão social e precisamos valorizar e reconhecer esse trabalho”, afirma Marcus Alexandre.

Para que a ampliação do atendimento social possa acontecer, será preciso, antes, uma legislação especifica para desburocratizar e permitir que a prefeitura possa realizar essa parceria com as igrejas. “Precisamos respeitar a legislação ao mesmo tempo em que temos que facilitar esse trabalho”, diz Marcus Alexandre.

As entidades filantrópicas serão importantes na gestão de Marcus Alexandre, por exemplo, na administração das creches que a prefeitura pretende criar a partir do ano que vem. “Temos que ter pessoas que conheçam a realidade de cada região para que se possa desenvolver um bom trabalho”, comenta.

Essa política de descentralização não significa que a prefeitura perderá o controle da política de assistência social. Ao contrário, visa incorporar a comunidade dentro do projeto. “E nesse contexto não podemos deixar de reconhecer a importância do papel das igrejas nessas comunidades”, destacou.

A idéia de valorizar o trabalho das entidades filantrópicas é destacada nos vários encontros que Marcus Alexandre realiza com representantes de diferentes igrejas, sobretudo as evangélicas, do município. “Vivemos o momento de fazer coisas novas na cidade e essa parceria com as igrejas é algo novo que será implantado em nossa gestão”, diz Marcus Alexandre.

Além da ampliação no número de creches, Marcus Alexandre também pretende ampliar o número de escolas que funcionam em tempo integral em Rio Branco. Atualmente existe uma funcionando no bairro Bahia Velha, a Francisco Oiticica, mas dentro do plano de governo a proposta é levar uma para cada regional da cidade.

“Essa política de descentralização tem o objetivo de levar as ações da prefeitura de Rio Branco para um maior número de pessoas em nossa gestão”, afirma.