Presos são submetidos a condições desumanas em cela na delegacia

Dez presos num mesmo lugar, mau cheiro e sanitário entupido fazem da única cela da delegacia da 1ª Regional, no bairro Cadeia Velha, um local em condições desumanas para presos. A denúncia foi feita ao ac24horas por um agente policial, que pede para não ter seu nome revelado. As imagens de dentro da cela falam por si.

Há dias, um ofício informando as condições precárias na cela da delegacia foi enviado ao secretário de Polícia Civil, Calos Flavio Portela, que até o momento não atendeu a reivindicação.

Procurado por ac24horas, o secretário não se esquivou e reconheceu o problema, mas disse que a culpa é dos próprios presos que danificam as celas, mas salientou que a questão será resolvida nos próximo dias.

“São os próprios presos que danificam, que quebram. Porque cela de delegacia não é lugar para o preso ficar além de de 24horas. O preso fica e começa a se estressar porque aí a cela, um pequeno espaço, começa a ficar lotado. Mas nós, com muita maturidade, estamos tratando o assunto com quem deve resolver esse problema que é o Judiciário, o Ministério, o Iapen, e essa semana vamos chegar a um entendimento. Porque o preso deve ficar numa cela até 24horas e depois ser encaminhado ao sistema prisional. Se você observar nossas celas não eram assim. Mas nós reformávamos e os presos danificavam, reformávamos de novo e os presos danificavam. Aí é jogar dinheiro público fora. Por isso vamos ter que tomar essa decisão logo, não só na primeira regional, mas em outras delegacias também”, disse Carlos Portela.

Compartilhar