Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue em processo eleitoral para conselheiro tutelar

Dos mais de 40 inscritos, apenas 33 foram aprovados nas primeiras fases do certame. Agora, os candidatos seguem para a avaliação física e mental.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Cruzeiro do Sul vai realizar eleições para compor novas equipes de conselheiros tutelares para a gestão 2016-2019. As vagas são para membros e suplentes do Conselho Tutelar.

Os inscritos fizeram uma prova sobre conhecimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislações correlacionadas e ética, e sobre conhecimentos gerais, formulada pelo CMDCA, sob fiscalização do Ministério Público.

As eleições para a função de conselheiro tutelar em todo o Brasil ficaram unificadas a partir deste ano. Com a regra, o dia 4 de outubro de 2015 é a data marcada para o primeiro pleito unificado. O mandato dos conselheiros também será ampliado em um ano. Atualmente, eles permanecem no cargo por três anos e, a partir de 10 de janeiro de 2016 – quando tomam posse – ficarão no posto por quatro anos.

De acordo com Adriana de Miranda, presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente em Cruzeiro do Sul, neste ano o processo eleitoral será mais eficiente, por conta de que a Prefeitura será uma das poucas no Estado do Acre a realizar as eleições com votação em urnas eletrônicas. “Sem dúvida teremos uma eleição ainda mais eficiente, pois saberemos em pouco tempo o resultado. E o melhor é que será com total segurança”.

Os conselheiros tutelares serão eleitos pelo voto facultativo dos cidadãos da cidade. São considerados aptos a votar todos aqueles eleitores que constarem na relação oficial fornecida pela Justiça Eleitoral, regularmente inscrito até 180 dias antes do pleito, e que apresentarem documento de identidade com foto ou título do eleitor.

De acordo com o Prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, quando assumiu a Prefeitura o Conselho passava por algumas dificuldades que vem sendo superadas ao longo da administração. “Nosso trabalho tem sido de apoio e parceria com o Conselho Tutelar. Temos buscado inovar sempre para que este Conselho seja sempre mais representativo. Nessa eleição nós teremos a utilização da urna eletrônica e o que é mais importante: toda a sociedade se quiser poderá votar participando da eleição. Todos estão convidados a votar porque assim a decisão será mais qualificada” finalizou o prefeito.

Compartilhar