Durante discurso no Plenário da Câmara, nesta terça-feira (21), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC) cobrou dos governadores, das bancadas de senadores, deputados federais e estaduais do Acre e Rondônia unidade para garantir a construção da ponte sobre o Rio Madeira. A deputada acreana dirigiu o apelo também aos representantes dos Tribunais de Justiça e de Contas nos Estados.
Para a Perpétua Almeida, uma possível crise no abastecimento de alimentos, combustíveis e bens de consumo no Acre, devido à demora na construção da ponte, será de responsabilidade dos Estados do Acre e Rondônia. “Os Estados ainda não se deram conta de que para garantir uma obra tão volumosa e importante para a região será preciso trabalhar conjuntamente, ou seja, é preciso unir esforços”.
Segundo a deputada, há recursos para a construção da ponte desde o último ano do primeiro mandato do presidente Lula. “No segundo mandato de Lula, por pressão dos deputados federais, a obra entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas até agora o projeto não foi iniciado. Essa demora causa diversos problemas à população acreana que enfrenta diariamente dificuldades na travessia do rio Madeira”.
Atualmente, a travessia do rio Madeira é feita sobre balsas.“Se a obra não sair do papel os acreanos vão continuar sofrendo com o racionamento, os altos preços e até com o desabastecimento de produtos essenciais para a sobrevivência de todos. O que não podemos achar é que ações individuais de deputados ou senadores irão resolver o problema. Precisamos unir esforços nos dois estados. O povo está cansado de promessas e de disse que me disse. Todo ano é a mesma coisa e nada se resolve”, criticou Perpétua Almeida.