Vagner Sales pede que Nossa Senhora da Glória ilumine os políticos

O Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, é a segunda maior festa religiosa da Região Norte. A padroeira do município reúne milhares de pessoas durante nove dias na Catedral em sucessivos atos de fé. Nesta sexta, 14, véspera da procissão, o prefeito Vagner Sales (PMDB) assistiu a missa acompanhado da sua esposa, ex-deputada Antônia Sales (PMDB). As portas da catedral Vagner falou da tradição centenária do Novenário, o seu sétimo ano de gestão e do momento político delicado que o Brasil.

Assista a entrevista em vídeo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales.

video
play-sharp-fill

Índio poderá ser prefeito
O indígena ashaninka Isaac Pianco se filiou ao PMDB. Uma das principais lideranças políticas da região do Alto Juruá, Isaac deverá ser candidato a prefeito de Marechal Thaumaturgo, em 2016. Ele terá o apoio de todo o partido do Juruá.

Guru
Isaac é uma espécie de guru e conselheiro dos ashaninkas do rio Amônia. Além de professor, Isaac é um sujeito muito inteligente e ponderado. Isso acontece no momento em que seu povo desenvolve um projeto de produção financiado pelo BNDES de mais de R$ 6 milhões que deverá gerar emprego também para os brancos da região.

Agora vai
Em 2012, estava tudo certo para que Isaac se candidatasse pelo PP. Mas as voltas que a política dá o tiraram da disputa. Agora, no PMDB, irá para a eleição com a ajuda do ex-prefeito Randson Almeida (PMDB) e do prefeito Vagner Sales.

Momento novo
O PMDB em todo Acre vive um momento de renovação. Tem conseguido aumentar o seu quadro de filiados à disputa de 2016. Em Rio Branco, neste sábado, 15, mais 27 pessoas entre donas de casa, policiais, vigilantes, advogados e administradores de empresas se filiaram ao partido. O sociólogo e juiz de paz, Tadeu Santana também assinou com o PMDB.

Nem sim e nem não
Conversei com o deputado federal César Messias (PSB). A princípio César não deverá disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016. Ele me disse que a hora é para “gente nova”. Mas por outro lado, confessou que o executivo é muito mais prazeroso e resolutivo.

Poucas chances
Messias me disse ainda que as especulações em torno da sua esposa Vanuza ser a candidata não procedem. O fato é que politicamente César já ocupou praticamente todos os cargos importantes no Acre. Acho difícil que se disponha a querer ser prefeito de Cruzeiro do Sul novamente.

Inelegível?
Me confirmaram a simpatia do governador Tião Viana (PT) por Mariza Diniz (PR). Ela poderia ser a candidata da FPA à prefeitura. Mas também me informaram que as contas de Mariza, que foi candidata a deputada estadual em 2014, ainda não foram aprovadas pelo TRE. Isso é um problema.

De garfo e faca
Com a possibilidade do atual presidente do PR no Acre, Ilderlei Cordeiro, ir para o PMDB já tem muita gente da FPA atrás de cooptar o partido. Mas o ex-deputado estará em Brasília esses dias conversando com o diretório nacional para manter o PR na oposição mesmo com a sua saída.

Escaramuças de Rodrigues Alves
O empresário Sebastião Correia, candidato já por três vezes à prefeitura do município, deverá ir à disputa mais uma vez. Ele está filiado ao PSB de César Messias e pretende ser o candidato único da FPA nas próximas eleições.

Plano B
Mas tem uma parte da FPA que prefere a candidatura do educador Manoel Orleíson (PT). O rapaz já mostrou competência tanto como secretário de educação de Rodrigues Alves quanto, agora, no SEBRAE do Juruá.

Ajuda?
É preciso saber quem o atual prefeito Ernílson Burica (PT) apoiará na disputa. O fato é que Burica é sempre polêmico. Tem momentos que está em alta com a população e outros em baixa. Se tiver em alta em 2016 ajudará, mas se não atrapalhará o seu indicado.

De volta à casa
O PMDB também quer Sebastião como seu candidato. Acontece que a candidatura de Dêda (PROS) bancada pelo senador Gladson Cameli (PP) em 2012, o deixou magoado. Ele saiu do partido por conta dessa situação.

Sempre forte
O ex-prefeito Dêda e a deputada estadual Maria Antônia (PROS) têm uma liderança indiscutível em Rodrigues Alves. Me contaram que o candidato deles é o empresário Márcio, que anteriormente era filiado ao PSDB e foi recentemente para o PROS.

ExpoJuruá pode não ter atração nacional
A exposição acontecerá entre os dias 27 e 30 de agosto em Cruzeiro do Sul. Conversei com o Dudé Lima que está fazendo a produção. Ele me disse que haverá rodeios e motocross. Além da exposição de produtos da região. Mas ainda não decidiram o artista nacional que irá se apresentar. A crise econômica poderá inviabilizar um nome nacional. Mas ainda lidam com algumas possibilidades.

Compartilhar