Após enorme pressão e queda de braço com o governo, vários professores resolveram, depois de quase dois meses de greve, retornar aos trabalhos. Alguns, porém, se mantém de braços cruzados. Ainda não voltaram à sala de aula. Uma assembléia geral no final da tarde desta terça-feira, 18, decide pelo término ou não da greve.
Do lado do governo, o secretário estadual de Educação, Marco Brandão, mantém a decisão de cortar os salários dos profissionais que permanecerem de braços cruzados e de rescindir os contratos dos provisórios.
“Os professores que faltaram ao trabalho sem justificativa terão os dias de ausência descontados, conforme anunciado. Aqueles que possuem contrato provisório, que ficaram fora da sala de aula, caracterizando, assim, abandono de trabalho, de acordo com a legislação, terão os seus contratos rescindidos”, informou por meio de sua assessoria.
Brandão disse ainda que um novo concurso para provisórios está em andamento. O objetivo é preencher essas vagas. Os trabalhadores que retornaram só receberão seus salários integralmente se fizerem a reposição de suas aulas.
“Para suprir as vagas que forem abertas, foi elaborado edital para concurso público e o levantamento da quantidade de vagas está sendo feito. Já os professores que voltaram estão planejando a reposição de suas aulas e receberão os salários correspondes aos dias parados, desde que façam a reposição”, disse.
Em sua página no Facebook, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, Rosana Nascimento, que na semana passada se desfiliou do PT, chamou de crueldade o ato do governo.
“Veja como são cruéis e maldosos. Não tem limite a tortura terrorista psicológica. Essas são as ações do governo do PT que acabam com o direito de greve. Quem ti viu quem ti ver. Pelo o poder as pessoas são capazes de tudo. A desmoralização política. Decadência de um governo que poderia ser diferente sem posturas fascistas e condenáveis pela democracia. Vocês são o pior que existe de todos os tempos da democracia. Com certeza receberão prêmio nobel de torturas e antidemocracia. Receberão troféu de grandes torturadores de toda a humanidade. Parabéns Marcos Brandão realizou seu sonho de ficar na história. Ficarão você e o Tião Viana como os fascistas da democracia conhecidos como os torturados mais cruéis de todos os tempos. (sic).”