CONDIAC realiza primeiro encontro de prefeitos da fronteira

Prefeitos_02

O CONDIAC (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre) realizou durante os dias 19, 20 e 21 de Agosto o I Encontro dos Municípios de Fronteira, sediado na cidade de Plácido de Castro. O evento teve por objetivo discutir políticas para viabilizar e ou melhorar o desenvolvimento dos municípios da faixa de fronteira e contou com a participação de prefeitos, vereadores, representante da AMAC, Departamento de Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações e Exército Brasileiro.

O Presidente do Consórcio, o Prefeito da cidade de Assis Brasil Humberto Filho (PSDB), fez a abertura do evento e destacou a importância dos debates para os gestores, “Esse Encontro nos ofereceu um grande leque de informações, principalmente no tocante à busca de recursos em Brasília, mas também foi uma oportunidade que os gestores tiveram de expor as problemáticas vividas em cada uma das cidades de fronteira e assim buscarmos juntos uma solução,” disse Humberto.

Vale destacar que o consórcio conta com 11 prefeituras associadas e é o principal meio pelo qual o Governo Federal vem disponibilizando recursos. Os municípios que se localizam em áreas fronteiriças e participaram do Encontro foram: Assis Brasil, Capixaba, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapurí, Acrelândia, Plácido de Castro, Bujarí, Manoel Urbano, Santa Rosa e Porto Acre.

Durante todo o Encontro foram realizadas palestras com diversas pautas,dentre elas o Sistema nacional de Comunicações Críticas (SISNAC), apresentada pelo Tenente Coronel Rêgo Barros, do Exército Brasileiro, que abordou sobre sua implementação nos órgãos públicos nacionais; outra palestra importante foi sobre o Plano Nacional de Inclusão Digital, apresentada pelo Secretário de Inclusão Digital, Jefferson D’ávila de Oliveira; e a palestra sobre Políticas Públicas do Governo Federal para a Faixa de Fronteira, ministrada por Alexandre Peixoto que é representante do Diretor de Desenvolvimento Regional, dentre outras.

No último dia do evento, foi dado a oportunidade para cada Prefeito falar sobre as expectativas dos municípios, bem como os principais problemas enfrentados e a importância das palestras como canal de informações para a busca de recursos nos ministérios em Brasília.