Segundo turno

Tive acesso essa semana a três pesquisas internas de partidos e ontem à do IBOPE. As quatro com resultados muito diferentes sobre quem lidera para a prefeitura de Rio Branco. Mas todas elas, com um indicativo em comum: que essa eleição não será decidida no primeiro turno.

Outra convicção

E á medida que a campanha vai se encerrando aumenta  minha convicção que, para o segundo turno irão Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB). Fora disso seria uma grande zebra.

Briga tola

Vejo como uma tolice a discussão sobre pesquisas, até porque retratam uma realidade de momento, da cidade, não abrangem a zona rural, por isso é bom esperar o dia da eleição.

Não há como

Mas um fato não há como se esconder: Marcus Alexandre (PT) saiu do zero e está na disputa. E que o grande responsável por isso é o governador Tião Viana com as suas ações políticas.

Escolha urgente

O Antonio Klemer tem de decidir entre continuar fazendo peças de humor no horário eleitoral ou pedir votos para a sua candidatura a vereador da Capital. A campanha está se encerrando.

Dupla simpática

A campanha está acabando e não tenho temor de dizer que, até aqui o programa mais centrado é o do candidato Fernando Melo (PMDB) e sua dupla de apresentadores é a melhor.

Até que enfim

Falando no Fernando Melo, até que enfim cansou de dançar frevo na televisão e começa a mostrar suas propostas para Rio Branco. Mas não creio que ele chegará ao segundo turno.

Outra tolice

Outra tolice dessa campanha é o debate entre Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalon (PSDB) sobre Acrelândia, que não merece a dimensão que lhe dão, é como um bairro da Capital.

Campanha articulada

Uma das campanhas mais articuladas para vereador é a do Rodrigo Beirute (PSDC), que é favorito para ficar com uma das vagas a serem conquistadas pelo seu partido na Câmara.

Sob controle

Se há uma campanha que está sob controle é a do prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), que só por uma zebra gigante não se reelegerá para mais um mandato.

 

Aposta aberta

O senador Sérgio Petecão (PSD) diz não dar a mínima para os resultados das pesquisas divulgadas e que aceita apostar o seu carro como Fernando Melo (PMDB) passará dos 10%.

Contas do PP

Se há um candidato a prefeito do partido no qual o PP aposta tudo é no José Augusto (PP), que disputa a prefeitura de Capixaba, devido à crescida que dizem ter dado na sua campanha.

Está polarizado

No Bujari, a candidata do PP, professora Zilmar, polariza com o petista Tonheiro a disputa pela prefeitura. Sem os votos da oposição e rejeitado na FPA, a candidatura Padeiro (PSB) definha.

Não menosprezem

Os integrantes da chapa PMDB-PSD não menosprezem a candidatura do anão Jack Montana (PSD) a vereador de Rio Branco. Seu nome é aceito com facilidade nos bairros periféricos.

Disputas apertadas

Senador Guiomard, Tarauacá, Brasiléia e Sena Madureira são os colégios eleitorais onde se travam as disputas mais ferrenhas pelas prefeituras entre candidatos da oposição e governo.

Estava correto

O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) estava correto na sua tese de que sem candidaturas únicas a prefeitos nos municípios do interior a FPA acabaria sendo a grande favorecida.

É uma graça

Mas a oposição é mesmo uma graça. A eleição nem terminou e os seus dirigentes já brigam pelas candidaturas ao governo e da vaga de senador, com quatro pretendentes até aqui.

Normando Junior

Candidato a vereador pelo PSDB, é um nome limpo para vereador de Cruzeiro do Sul.

Duas opções

O prefeito Angelim tem duas opções para 2014: ser candidato a deputado estadual ou a deputado federal, sendo a última a hipótese mais provável, trate de esquecer o Senado.

Carta marcada

O nome do PT para disputar o Senado é carta marcada, o senador Anibal Diniz (PT).

Semana final

A partir de amanhã entramos na última semana de programas eleitorais e começa a contagem da reta final, que costuma ser fatal, principalmente, para os candidatos a vereadores.

 Sério risco

Francisco Deda (PP), que teve o registro de sua candidatura impugnado pela justiça eleitoral pode ganhar a eleição para prefeito de Rodrigues Alves e perder o mandato mais à frente.

Sub judice

Deda recorreu ao TSE e sua candidatura está pendente até o julgamento do recurso.

Situações distintas

Esse caso de Feijó tem duas vertentes. Se comprovado o desvio de recursos da prefeitura a punição tem de ser exemplar. A outra, não se aceitar o molestamento físico dos presos.

Turma da imprensa

Eliane Sinhazique, Alberto Casas, Reginaldo Cordeiro (Brega) e Antonio Klemer, colegas de imprensa que disputam vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.

Atitude nazista

Quando os prisioneiros judeus chegavam aos campos de concentração nazistas tinham a cabeça raspada. Não foi diferente da prática do IAPEN contra os acusados de desviar recursos da prefeitura de Feijó, que nem réus são ainda, e tiveram as cabeças raspadas. Certo o Juiz do caso, Gustavo Sirena, sobre o ato: “atentado contra a dignidade humana”. Mais que isso, o magistrado deveria punir os autores da barbárie. Nosso regime não é de Estado Totalitário.

Por Luis Carlos Moreira Jorge

Compartilhar