Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica ações de combate à Dengue

unnamedA prefeitura de Cruzeiro do Sul apresentou nesta segunda-feira, 21, no auditório do Ministério Público Estadual, uma Medida Provisória assinada pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), com ações preventivas, de fiscalização e combate à Dengue no município. Apesar a queda significativa nos números dos casos da doença, a determinação é intensificar as ações na zona urbana, que registrou queda de 95% nos casos registrados no segundo semestre de 2015. A prefeitura já investiu mais de R$ 3 milhões nos programas e ações de prevenção.

“Mesmo com o baixo índice de dengue devemos ficar em alerta, porque não foi fácil controlar situação gravíssima, apensas com a estrutura do município, durante a epidemia no ano passado, quando chegamos a apresentar infestação de 6.9, com mais de 26,5 mil casos de dengue, desencadeando uma verdadeira guerra ao mosquito. Portanto, vamos continuar trabalhando firme e com apoio da lei para manter nossa população protegida da dengue. Agora, haverá um endurecimento por parte do executivo em relação aos moradores reincidentes, já que o prejuízo não será apenas nas residências afetadas, mas também nas residências do entorno. Para isso, serão usados recursos como multas e responsabilização até mesmo penal das pessoas que não levarem a sério a responsabilidade de apoiar o combate à dengue no nosso município”, diz Vagner Sales.

Segundo o gestor municipal, a prefeitura tem realizado campanhas para alertar a população sobre as ações preventivas que devem ser adotadas pelos moradores, principalmente neste mês de setembro, depois do último levantamento do índice de infestação nas residências, que apresentou um pequeno crescimento de 1.0, comparado ao diagnostico anterior, de acordo com dados da secretária municipal de saúde, Lucila Brunetta.

“Graças ao trabalho intenso feito desde o ano passado conseguimos estabelecer baixos índices de dengue no nosso município. Os poucos casos identificados atualmente são rapidamente tratados. Mas, quando se refere a infestação ainda precisamos muito da ajuda da população. Recentemente identificamos o aumento médio de 2.0 para 3.0 no índice de infestação, principalmente encontrado dentro das caixas d’águas. Diariamente nossas equipes estão em campo acompanhando casa a casa a situação da dengue no nosso município. Mas, os moradores devem continuar colaborando porque alguns bairros estão apresentando índice de infestação preocupante, especialmente o bairro do Remanso, explicou a secretária.

Mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente no combate a Dengue. Todos os bairros estão recebendo mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos para reduzir os focos da doença, aliado ao intenso trabalho do departamento de combate a dengue, visitando rotineiramente os domicílios a procura de possíveis focos do mosquito.

A Coordenadora de Vigilância Entomológica, Muana Araújo enfatizou que o trabalho realizado segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que as ações de vigilância deve contar com a parceria de toda a população, uma vez que não se deve em momento algum subestimar a capacidade reprodutiva do mosquito. Segundo ela a cada dois meses, mais de 29 mil imóveis são visitados em Cruzeiro do Sul. “E a única forma que temos de prevenir é tomarmos os devidos cuidados com todo e qualquer tipo de recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito”, disse Muana, ao explicar que a dengue trata-se de uma doença de transmissão vetorial.

Compartilhar