Ministro determina urgência para normalizar energia no Acre

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, solicitou os órgãos do setor elétrico que acelerem as análises e as providências relativas às quedas de energia dos últimos dias ocorridas em Rondônia e no Acre, para que a solução seja implantada com a urgência que o caso requer.

No fim da tarde desta terça-feira, 22, o ministro recebeu em audiência o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que tratou do assunto, e informou sobre as providências que havia requisitado. O diagnóstico preliminar é de instabilidade na rede de transmissão, e não escassez de geração de eletricidade, pois as usinas em Rondônia geram muito mais energia do que o Estado necessita.

Apesar disso, uma das hipóteses técnicas levantadas é a de que uma eventual geração local poderia ser utilizada para dar mais estabilidade ao sistema, enquanto o diagnóstico definitivo está em andamento. Essa geração deverá ser fornecida pela usina termelétrica Termonorte, localizada em Porto Velho (RO).

“Já determinei à Eletrobras que resolva de imediato o funcionamento da Termonorte, já solicitei à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que dialogue com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com os agentes do sistema para ter um diagnóstico preciso do problema. E solicitei ao ONS que implemente as soluções emergenciais e as estruturais, para normalizar o atendimento à população”, afirmou Braga.