O mototaxista brasileiro Eronildo da Silva Lopes, 46 anos, está preso no presídio de Villa Bush, vilarejo distante cerca de 9 km da cidade de Cobija, capital do Departamento (Estado) de Pando, na Bolívia. Ele foi detido após ter sido flagrado pela polícia daquele país com um pacote contendo dinheiro.
Segundo informações da família, Eronildo estava no ponto de taxi localizado ao lado do Mercado Municipal de Brasiléia, quando o telefone do orelhão tocou. Do outro lado da linha, havia um homem que precisava de um mototaxista que fosse no lado boliviano para pegar uma encomenda.
Já no Brasil, ele foi interceptado por homens da Interpol boliviana que o deteve e o levaram preso. Foi quando Eronildo teria descoberto o que havia dentro do envelope; eram cerca de $2000 mil dólares.
O mototaxista foi interrogado e teria sido vítima de espancamento para que apontasse quem seria o receptador da encomenda. Mesmo com uma ligação restrita em seu celular de um homem que queria saber do envelope, Eronildo foi levado para o presídio de Villa Bush.
Somente ontem (29), os familiares do mototaxista foram avisados. Mesmo procurando o consulado brasileiro, nada puderam fazer para que Eronilson fosse liberado ou transferido.
O dinheiro seria parte de uma negociação onde uma família boliviana estaria sendo ameaçada por supostos bandidos brasileiros, mas não queriam que essas informações não fossem divulgadas para não atrapalhar no caso.
Protesto
Familiares e amigos do mototaxista estão se organizando para chamar atenção das autoridades brasileiras. Pretendem fechar as duas pontes que dão acesso ao lado boliviano, na próxima sexta-feira (2), feriado.
Com informações do Alto Acre