O líder do governo na Aleac, deputado estadual Daniel Zen (PT) fez um relato na manhã desta quarta-feira (7), das ações do governo do Acre estaria implantando para combater a ação do crime organizado no Estado. O petista revela ainda que o governador Sebastião Viana (PT) estaria encaminhando um projeto em regime de urgência para os deputados aprovarem a convocação de policiais militares da reserva para reforçar o combate das ações dos criminosos na capital.
Segundo Zen, depois de tentativa de assalto na clínica Santa Lúcia, os criminosos resolveram fazer atos de retaliação. O petista elogiou a ação do policial que impediu o assalto. Jamais vou fazer apologia ao crime. Não sou daqueles que advogam que bandido bom é bandido morto. Eu sou da tese que lugar de bandido é na cadeia, mas o policial ágil deforma correta ao fazer o uso da força para tentar impedir a ação dos bandidos”, destaca o líder do PT.
O deputado destaca que foi realizada uma reunião com o Poder Judiciário e Ministério Público Estadual (MPEAC) para pactuar medidas emergências e todos os procedimentos judiciais necessários para resguardar as operações policiais. “Como parte do conjunto de esforços que o governo está encaminhando um projeto de lei que autoriza a convocação de policiais militares da reserva para que possam reforçar o efetivo em situações de emergência”, enfatiza.
Ele ressalta que o projeto será encaminhado em regime de urgência. Os policiais convocados receberão remuneração extraordinária para voltar a atuar. “Tão logo ele dê entrada, sugiro suspender a sessão para fazer a tramitação nas comissões e votação no plenário”, disse Zen, que pede que os colegas não apreciem a matéria no afogadilho, mas apreciem a iniciativa como uma forma de reforçar a segurança da população do Acre e demais municípios.
Atualização 13:00: O preojeto de autoria do executivo foi aprovado por unanimidade pelos deputados na Aleac.