A Federação Acreana de Atletismo (FACAt) mantém, desde de junho, a obrigatoriedade do cumprimento das “Diretrizes para Obtenção do Permit de Corrida de Rua do Acre”. O documento visa ordenar a promoção e realização das competições de Atletismo em âmbito estadual, proporcionando padrão de excelência às atividades executadas.
Desde a publicação da normativa, antes de realizar competições de Corrida de Rua, toda e qualquer Instituição, de gênero público ou privado, deverá solicitar autorização prévia da administradora do Atletismo no Acre.
O documento determina o padrão mínimo de logística para uma competição de Corrida de Rua. Além disso, estipula taxas e documentos que deverão ser emitidos antes de qualquer realização. A proposta visa subtrair problemas jurídicos relacionados ao Atletismo.
Segundo Afonso Alves, presidente da Federação Acreana de Atletismo (FACAt), “o rito a ser seguido é este: o promotor nos pede a autorização, paga a taxa; a gente autoriza mediante cumprimento do caderno de encargos, e, aí sim, é que nós encaminhamos o Permit para o promotor e para o órgão de trânsito.”, explica o gestor, ao dizer que corridas não autorizadas são ilegais e estão sujeitas às sanções da lei.
A normativa de conceder os Permit’s está prevista nas normas da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e da CBAt, a Confederação Brasileira da modalidade. Ambas emitem os documentos antes da realização de provas em caráter internacional e nacional, respectivamente. No Acre, a FACAt é o órgão que pode emitir a autorização.
Todas as diretrizes poderão ser solicitadas através do e-mail ac@cbat.org.br. O telefone da FACAt é (68) 3223-8151. Contudo, quem preferir, pode se dirigir até a sede da Entidade, que fica no Setor A do Parque da Maternidade, na Rua Cel. João Donato, nº 147, no Bairro Ipase (ao lado da Casa do Artesão).