Brasília – O presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes, a jogadora Hortência e o presidente da Federação Acreana de Basquete (Feab), Etevaldo Santana, o Bibite, solicitaram, nesta quarta-feira (28), o apoio do senador Sérgio Petecão (PSD/AC) junto às autoridades desportivas. O objetivo foi liberar aproximadamente de R$ 4 milhões referentes ao restante do patrocínio anual, de R$ 15 milhões, da Eletrobrás ao basquete brasileiro.
Segundo Hortência, gestora do programa, o contingenciamento dos recursos tem inviabilizado o trabalho junto aos atletas brasileiros. A Eletrobrás, contudo, alega ter assinado um convênio de gestão e vem “glosando” sistematicamente a liberação de recursos.
A CBB informou que o contrato firmado acaba no final deste ano e precisa de renovar o patrocínio. Sérgio Petecão propôs a criação de uma comissão suprapartidária para trabalhar na solução do problema.
Sérgio Petecão acompanhou os dirigentes do basquete nacional e acreano ao gabinete do senador Roberto Requião (PMDB/PR), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal que entrou em contato com o ministro Edson Lobão, do ministério de Minas e Energia, que indicou um técnico da Eletrobrás para tratar da questão. Requião pretende enviar ofício ao Ministério do Esporte e Eletrobrás solicitando esclarecimento do problema. Petecão deverá acompanhar Hortência ao Acre para a inauguração de uma quadra poliesportiva no Estado, construída com emenda do deputado federal Flaviano Melo (PMDB).