O quadro pode embolar no juruá
O deputado federal César Messias (PSB) está mais suscetível a aceitar ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, na eleição do próximo ano. A revelação foi feita à coluna no último final de semana pelo governador Tião Viana, que se mantém otimista sobre o resultado eleitoral no município: “vamos ganhar a eleição”. A impressão que passa é que vai investir tudo no convencimento de Messias. Sobre a crise, reconhece a gravidade, mas tem sobre controle o panorama fiscal do Estado, garantindo que serão pagos os salários de dezembro e 13° do funcionalismo estadual. Continua um otimista. Não tem o mesmo sentimento positivo em relação às prefeituras do interior. Acredita que poucas vão fechar o ano pagando em dias a folha salarial.
O PT da Leila é bonzinho
O calcanhar de Aquiles prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), era a abandonada Avenida Marinha Montes, via importante do município, Graças à ação amadora da deputada Leila Galvão (PT), o DERACRE, tirou este bode da sala do prefeito, mas não levou o mérito.
Quem tem besta…..
Em política ninguém espere escrúpulo. O final da historinha da Marinho Monte é que todos os aliados do prefeito Everaldo Gomes; o elogiam, elogiam o DNIT (nada a ver com as obras), mas nada sobre a parceria com o DERACRE. Errados? Na política não se dá colher de chá aos adversários.
Ermício sena
Quem transferiu domicílio eleitoral de Xapuri para a Capital foi o presidente do PT, Ermício Sena. Não sei se é para ser vice do Marcus Alexandre. Mas, dos nomes falados é preparado, dialoga, escuta, tem trânsito entre os nanicos e tem o mais essencial: não é um petista boçal.
Disposição do partido
Perguntei ontem ao Ermício se a transferência de domicílio para a Capital é um passo para ser vice do Marcus Alexandre. Disse que não, mas que sempre está à disposição do PT.
Teoria furada
Costumo ouvir de petistas que nenhum dos candidatos da oposição tem competência para gerir a PMRB neste tempo de crise. Ouvi o mesmo quando o Jorge Viana se elegeu prefeito da Capital. Fez uma revolução visual e terminou o seu mandato endeusado pela população.
Não faz um belo mandato?
O Marcus Alexandre, um engenheiro de estradas, não pegou a prefeitura e não faz um belo mandato? Acho, pois, idiota o argumento que não se pode votar em alguém da oposição porque pode afundar a PMRB. É bom os dirigentes do PT buscarem outra argumentação.
Outra heresia é o “já ganhou”
Outra heresia comum quando se discute a eleição para a PMRB é o “já ganhou” de algumas lideranças da oposição. Será, talvez, a eleição mais dura para a FPA, por conta do desgaste do PT, mas há que considerar que, a força das máquinas municipal e de governo não é desprezível.
Não perdoa ninguém
Até o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), que sempre se jactou de estar acima da crise econômica foi tragado pelo seu efeito, para pagar os funcionários do quadro efetivo tem retardado o pagamento dos secretários e de outros ocupantes de cargos de confiança.
Fetos precoces
O subsecretário de Saúde, Irailton Lima, ao receber vereadores de Epitaciolândia, não descartou a construção de uma Maternidade no município, com um argumento maternal: “os filhos de Epitacioândia querem nascer no município”. Que fetos precoces! É fantástico!
Estou até imaginando a cena
A cena é surreal! Contraria todas as teorias científicas. Um feto dizendo para a sua mãe: “quando tiver nove meses quero nascer em Epitaciolândia, viu mãezinha”! Nem para pedir para nascer em Paris, Roma, New York, Estocolmo! Que feto subdesenvolvido!.
Bicho na capação
Falando em Epitaciolândia, o prefeito André Hassem está com o bicho na capação, um grupo de vereadores lhe denunciou no MPE e TCE, o que poderá lhe causar muitos problemas. Com a experiência que tem o André não era para ficar trombando com a Câmara Municipal.
Sabe que dá problema
Como advogado, o prefeito André Hassem sabe que não mandar a prestação de contas para a análise dos vereadores pode incorrer até em prática de improbidade administrativa.
Incentivo à produção de mel
A SEAPROF está fazendo um levantamento no Estado sobre a produção de mel, para planejar maiores incentivos aos produtores. Também consta do trabalho em execução pelo governo, explica o secretário Nil Figueiredo, um diagnóstico sobre a criação de abelhas sem ferrão.
Chapa montada
O presidente do PSDC, Gladson Menezes, conseguiu em curto espaço de tempo montar uma chapa que considera competitiva para disputar vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. A saída do vereador Artêmio Costa do PSDC, que desencorajava candidaturas, foi benéfica.
Descartar é burrice
Em qualquer discussão sobre a eleição para prefeito de Senador Guiomard não se pode descartar o nome de Jorge Catalan (PP) na polarização da disputa. Catalan tem o apoio do prefeito James Gomes ((PP), experiente em eleições, e a tendência é continuar crescendo.
Tem um peso imensurável
Num município pequeno, o apoio de um prefeito que não é mal avaliado como James Gomes, tem sim um peso imensurável a favor do candidato que apóia, por ter a máquina na mão.
Nada impede
A deputada Leila Galvão (PT), a principal incentivadora da candidatura do ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT) à prefeitura de Xapuri, diz que não há problema jurídico insanável, que impeça a candidatura de Bira, que vem, inclusive, liderando as pesquisas de opinião pública.
Pedra no caminho
O senador Sérgio Petecão (PSD) em toda eleição municipal é uma pedra no caminho de Tião Bocalon (DEM). Foi assim quando impediu sua eleição com a candidatura de Fernando Melo, hoje no PT, e agora ao apoiar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB.
Sete vidas
Fosse qualquer outra deputado federal já teria sido degolado no Conselho de Ética, mas o presidente Eduardo Cunha (PMDB), mesmo com todas as provas de ilegalidades contra sua pessoa continua no cargo, por um motivo: tem a caneta do impeachment, o que engessa o PT.
Acordo selado
Eduardo Cunha não coloca o pedido de impeachment da Dilma para andar e em contrapartida o PT não move uma palha para lhe derrubar. Um indício do acordo? Alguém tem visto alguma declaração do Líder do PT na Câmara Federal, Sibá Machado, pedindo a cabeça do Cunha?.
Não abre mão
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderley Cordeiro, acredita que convencerá o candidato do PSDB, Henrique Afonso, a desistir, com a promessa de apoio em 2018 para um mandato federal. Vai fracassar. A decisão do PSDB de ter candidato próprio está selada.
Projetar o partido
O presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, joga com três vertentes na candidatura de Henrique Afonso (PSDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul: é competitiva, mostra o partido e se não vencer também projeta uma candidatura do Henrique para um mandato em 2018.
Projeto de governo
Tião Bocalon (DEM) tem batido nas entrevistas na mesma surrada tecla, do “não deixando roubar tem dinheiro para fazer”, quando se refere à sua candidatura à PMRB. Precisa esquecer este tipo de chavão manjado e apresentar um projeto de poder alternativo ao do PT na PMRB.
Nomes qualificados
Dr.Jefrson (PRB), Lene Petecão (PSD), Rodrigo Beirute (PHS), Helder Paiva (PSB), Roberto Duarte (PMDB), Evandro Cordeiro (PSC), Gabriel Forneck (PT), são nomes que disputarão vagas na Câmara Municipal. É bom para a política ter pessoas preparadas disputando mandatos.
Bem situado
Sempre ouço de políticos da oposição e da base do governo com reduto no Juruá, que o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), será um adversário difícil de ser batido, porque faz uma boa administração. E com o mérito de ter recebido a prefeitura liquidada.
Só com a mala preta
O filósofo do Abunã e Rapirã, Luiz Pereira, ficou desolado com a derrota da esposa Shirley Lima, que foi candidata a deputada estadual e teve uma votação bem abaixo do esperado em Plácido de Castro, onde ele tinha sido um bom prefeito e querido da população. Perguntado a que ele atribuía a votação rala da Shirley em Plácido, seu reduto, saiu com a resposta: “candidato sem uma mala de dinheiro, no Acre, não se elege mais nem a síndico do Manoel Julião”.