O novo presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é George Pinheiro, ex-diretor financeiro da entidade. Eleito por aclamação para a gestão 2016/2018, na reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada nesta quinta-feira (05.11) em Brasília, George (representante do Acre) vai substituir José Paulo Dornelles Cairoli (do Rio Grande do Sul), que passa a presidir o Conselho Consultivo da entidade. A CACB representa 2 milhões de empresários em todo o País, pessoas físicas e jurídicas, de todos os setores da economia.
Pinheiro lidera uma chapa composta por representantes de vários Estados. Ao todo são 27 federações que agregam 2.300 associações comerciais, empresariais e de serviços. Com sede em Brasília, a CACB, que se orgulha de ter participado da bem-sucedida campanha pela regulamentação da arbitragem no Brasil e na aprovação da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, vai intensificar a luta pela desburocratização e pela redução da carga tributária no País. “Vamos ainda valorizar nossa participação na União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) e continuar construindo nossa representatividade que tem 200 anos”, informou o novo presidente.
Outra bandeira da CACB é a redução dos gargalos na área de infraestrutura e o acompanhamento dos gastos públicos para a diminuição do déficit. “Precisamos garantir o crescimento econômico como forma de melhor distribuição de renda, manutenção e criação de empregos”, disse.
A reunião do Conselho tratou de uma longa pauta onde os projetos da CACB – Empreender, Progerecs e CBMAE – tiveram seu relatórios apresentados. O presidente Cairoli permanece à frente da entidade até o final do ano e vai apresentar um relatório de gestão. Ele agradeceu a participação de todos lembrando os novos passos dados pela entidade, especialmente na área financeira, com a criação de serviços que estão sendo prestados aos associados e que geram receita. “A CACB tem ainda grandes desafios, como se preparar para cumprir sua missão na área de representatividade”. A data da posse ainda não está marcada.