Maria da Penha será nova Relatora de Apelação de Hildebrando

A recém empossada desembargadora Maria Penha Sousa Nascimento será a nova Relatora do pedido de anulação do júri da motosserra, em tramitação no Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desde março de 2010. Maria Penha formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre em 1987. Sua vida profissional é considerada impecável.

A exemplo do desembargador Laudivon Nogueira, que atua como Revisor, a magistrada também é membro da Primeira Câmara Cível. A situação inusitada é decorrente do impedimento de todos os membros da Câmara Criminal, ficando a responsabilidade de levar a julgamento o recurso de Apelação de Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, aos dois membros da Primeira Câmara Cível.

No recurso, Hildebrando pede a anulação do júri popular no qual foi condenado a 18 anos de prisão pela morte do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o Baiano, em setembro de 1996. O crime chocou a opinião púbica em virtude do requinte de crueldade.

No mesmo processo, o Ministério Público requer o aumento da pena de Hildebrando de 18 anos para 30 anos de prisão e a condenação dos demais réus absolvidos em primeiro grau. A previsão de julgamento é 18 de novembro próximo, caso não seja retirado de pauta por algum motivo justificado.

Compartilhar