Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
A Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Elias Mansour (FEM) confirmou hoje (10) pela manhã, a descoberta de um sitio arqueológico no Segundo Distrito de Rio Branco, durante a realização de obras de esgotamento sanitário do Depasa, próximo da Gameleira. As escavações foram paralisadas. Levantamentos estratigráficos estão sendo realizados desde o início da manhã pela arqueóloga Cristiane Martins.
Foram encontradas garrafas, matéria em cerâmica inglesa e ferro, descobertas que segundo a FEM, podem ajudar estudiosos em novas informações à cerca de como foi o uso do espaço urbano pelos fundadores da cidade no ponto de vista cultural e arquitetônico.
A reportagem acompanhou o trabalho de início do salvamento do material e conversou com o coordenador do patrimônio histórico, Libério Souza. É a primeira vez que um sitio arqueológico é identificado na zona urbana da cidade.
“O material está sendo coletado e vai ser levado para o departamento que realizará um trabalho de curadoria e catalogação para um posterior estudo dos vestígios identificados nessa região”, disse Libério.
A partir dessa descoberta, a FEM vai estabelecer além da curadoria, um termo de cooperação com o Depasa para o acompanhamento de toda extensão da obra. Uma exposição do material coletado será feito no salão de exposições da fundação.
Trânsito prejudicado
O estudo tem provocado impactos no trânsito do Segundo Distrito no acesso à Gameleira. Toda a região da Tentamen foi interditada. Não há previsão para a liberação do espaço.